Economia

Ministro promete obras entre Matala e Lubango

O ministro da Energia e Águas garantiu, às autoridades da Huíla, que a entrada em serviço da unidade geradora nº 3 do Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala está previsto para o primeiro semestre do próximo ano, dando lugar a uma poupança do consumo de combustível para a produção de energia.

20/06/2021  Última atualização 04H35
Unidades de geração de energia estão a ser instaladas na Matala © Fotografia por: DR
João Baptista Borges, que falava no final de uma deslocação a empreendimentos do sector da Energia e Águas na Matala, realizada na sexta-feira, afirmou que um projecto em curso também inclui a interligação do sistema de transporte e energia entre esse município e o Lubango.

Em 2023, fica concluída a instalação das outras unidades geradoras, a 1 e 2, acrescentou o ministro, prometendo que as equipas engajadas nessas obras vão procurar encurtar os prazos, apesar de haver um trabalho significativo pela frente, de acordo com uma nota de Ministério de Energia e Águas (MINEA) enviada, ontem, ao Jornal de Angola.


O documento enumera seis acções em curso para viabilizar as interligações eléctricas entre Matala e  Lubango, apontando a construção de uma nova subestação de 150-220 kilovoltios (KV) e a reabilitação total da rede eléctrica de média tensão, com a conversão do nível de tensão de 10 para 30 KV na vila da Matala, onde já está concluída uma rede interna de 30 KV de 20,06 quilómetros.

Além disso, diz o documento, foram instalados 193 postes de média tensão e 1573 postes de baixa tensão em bairros e vilas da Matala, tal como foram montadas todas as estruturas metálicas de suporte, estando em curso o lançamento de cabos.

A nota também indica o início de obras de fundações de apoio a infra-estruturas eléctricas entre Matala e Freixel, ao longo de 28,30 quilómetros, e a conclusão de uma nova linha de transmissão de 30 KV entre a Matala e Quipungo, numa extensão de  56,4 quilómtros.


O ministro pronunciou-se sobre a Matala, enquanto um importante pólo agrícola, servido por um canal de irrigação que atende um significativo número de propriedades que também precisam de energia.

O Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala, edificado em 1959, está localizado no rio Cunene, cerca de 180 quilómetros a sudeste da cidade do Lubango.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia