Economia

Ministro preocupado com degradação de património

Hermínio Fontes | Benguela

Jornalista

O ministro da Agricultura e Pescas, Francisco de Assis, que quinta-feira esteve nos municípios do Cubal e da Ganda, manifestou-se preocupado com o estado de abandono em que se encontra o Pólo Agro-industrial do Cubal, que tem ónus de processar milhares de toneladas de cereais produzidas naquela região.

16/01/2021  Última atualização 13H40
Ministro da Agricultura e Pescas esteve na Ganda e Cubal © Fotografia por: Edições Novembro
O Pólo Agro-industrial do Cubal, construído há mais de sete anos, nunca funcionou, mas custou aos cofres públicos mais de 40 milhões de dólares, sublinhou o ministro, ao referir-se ao empreendimento implantado numa área de 2 500 hectares, dos quais apenas 500 estão aproveitados na exploração agrícola, estando a maior parte do terreno ocupado pela população.

"O Cubal não produz milho suficiente para ser processado nesta indústria, com a agravante de que esta região nunca foi forte neste tipo de cultura agrícola”, notou o governante, insistindo em que um projecto dessa natureza nunca devia ter sido erguido naquele local.

O ministro prometeu, com visitas do género, encontrar uma solução para minimizar o impacto negativo do erro de concepção da infra-estrutura, anunciando acções com vista a  assegurar o funcionamento do empreendimento, com o transporte de cereais por via do Caminho-de-Ferro de Benguela.O ministro deslocou-se também  ao município da Ganda para avaliar o estado da Estação Zootécnica da Ganda, onde se deparou com os problemas que impedem a sua operacionalidade. Estão em curso acções, em parceria com sector privado, para se dinamizar o funcionamento deste empreendimento, revelou Francisco Assis. 

A Estação Zootécnica da Ganda, estrutura afecta ao Instituto de Investigação Veterinária de Angola (IIVA) e vocacionada à investigação e multiplicação veterinária de animais de espécies suínas, bovinas e aves, beneficiou, nos últimos anos, de obras de reabilitação e criação de novas infra-estruturas, mas encontra-se inoperante.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia