A Embaixada de Angola em Pretória juntou-se ao grupo de diplomatas da Comunidade de Desenvolvimento da África (SADC) na cerimónia de entrega de donativos às vítimas das inundações que assolaram a província do KwaZulu-Natal, em Abril e Maio do ano passado.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social lançou, ontem, o desafio aos profissionais de comunicação, a participarem, em massa, na próxima edição do Prémio Nacional de Jornalismo.
Mário Oliveira destacou, durante a cerimónia de outorga do galardão aos vencedores desta edição 2022, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, que o Prémio Nacional de Jornalismo assinala este ano o 15° aniversário e a cerimónia homenageou o mês da Independência e o centenário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Durante o acto, o ministro elogiou a dimensão do prémio este ano por ter incluído participantes de 17 províncias, num sinal da aceitação da classe quanto ao concurso. "Estamos satisfeitos com a participação, mas não devemos nos acomodar, porque esse número pode crescer mais, para o bem da competição e da promoção da qualidade. Esperamos uma participação massiva na próxima edição, por isso lanço um repto a todos os jornalistas”, apelou.
O júri, referiu, tiveram como base de avaliação aspectos como o conteúdo das matérias, a originalidade, qualidade e criatividade. O ministro reiterou, ainda, o apoio do Executivo nas iniciativas semelhantes e incentivos aos profissionais da comunicação social.
Vencedores
Este ano, a categoria de Imprensa teve como vencedor o jornalista Victória Maviluka, do Novo Jornal, com a reportagem "Todos pelo Mangais, não importam as divergências”, numa jornada de campo do Presidente da República pelo meio ambiente.
O jornalista agradeceu a distinção e destacou a importância de abraçar as causas do meio ambiente. "Os jovens devem ir atrás dos sonhos, aproveitando as oportunidades e explorar mais o talento”.
Na categoria de Rádio venceu o jornalista Dito Tavares, da Rádio Malanje, com a peça "Reconstrução da Estrada Nacional 330”. No acto, o jornalista pediu mais empenho aos demais profissionais para atingir a excelência.
Na categoria de Televisão foi distinguido o jornalista Isidro Sanhanga, da TPA, com a matéria intitulada "Angola Cabo Verde unidos pela língua, sangue e cultura”. Emocionado, dedicou o prémio aos pais (já falecidos) e aos colegas da TPA.
Na categoria de Fotojornalismo, o laureado foi o jornalista António Soares, do Jornal de Angola, colocado na província de Cabinda, que agradeceu o apoio recebido da família e colegas.
A segunda classificada na categoria de Imprensa foi a jornalista Teresa Fukiady, do Novo Jornal, enquanto o terceiro foi Matias Adriano, do Jornal dos Desportos.
Na categoria de Rádio, o segundo classificado foi Aristides Kito, da Rádio Cuando-Cubango, e o terceiro Etelvino Domingos, da Rádio Cuanza-Norte.
Para a categoria de televisão, o segundo classificado é o jornalista Walter Marcelino, da TPA, colocado no Cunene, e o terceiro Carlos Capitango, da TV Zimbo, em Luanda.
Na categoria de Fotojornalismo, Pedro Parente, da agência ANGOP, foi o segundo classificado, e o terceiro César Magalhães, do jornal Expansão.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, manteve na cidade de Belgrado, na Sérvia, um encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa sérvio, Milos Vucević, onde foi abordado o desenvolvimento das relações de cooperação a nível da Defesa entre os dois países.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.