Economia

Ministro para a Coordenação Económica promete mais apoio à produção nacional

Domingos Calucipa | Lubango

Jornalista

O ministro de Estado para a Coordenação Económica José de Lima Massano, anunciou, ontem no município da Matala na província do Huila, um aumento nos recursos destinados ao suporte da produção nacional. “No ano passado, o crédito agrícola estava disponível em apenas um banco comercial, mas agora foi expandido para englobar todo o sistema financeiro, resultando em mais recursos para apoiar a produção nacional, especialmente na região Sul, no sector agrícola”, sublinhou .

10/04/2024  Última atualização 12H40
Ministro de Estado José de Lima Massano mostrou-se satisfeito com o estado actual do Perímetro Irrigado da Matala © Fotografia por: Arimateia Baptista| Edições Novembro
Durante uma visita de constatação aos níveis de aproveitamento do Canal de Irrigação da Matala, que retira água do rio Cunene, José de Lima Massano assegurou que o Governo está  a trabalhar para criar as condições técnicas e materiais necessárias para garantir que a campanha agrícola 2024/2025 ocorra com segurança e traga resultados positivos.

O objectivo "é reduzir as importações de alimentos, principalmente os de primeira necessidade, aproveitando ao máximo as potencialidades do país”, detalhou.

Além disso, o governante destacou a utilização de instrumentos como o FADA para apoiar a produção nacional, pelo que "não há motivos para preocupação, pois o Programa tem desempenhado um papel notável nesse apoio”. Após visitar a cooperativa 1º de Maio, uma das mais produtivas do Perímetro Irrigado da Matala, o ministro observou "algumas acções positivas”, o que indica que "as infra-estruturas estão a ser bem aproveitadas”. José de Lima Massano voltou  a reiterar que a decisão do Executivo de transferir a responsabilidade dos perímetros irrigados para os governos provinciais e administrações municipais, tomada no ano passado, foi acertada.  "Ficamos satisfeitos com o engajamento actual e a atenção dedicada ao canal”, declarou, ressaltando a importância de seguir em frente:

"É crucial explorarmos ao máximo as infra-estruturas de irrigação já existentes para que o país possa aumentar a sua produção”, desafiou o ministro de Estado. No mesmo instante, dirigindo-se às pessoas ao seu redor, destacou que o Governo vai apoiar os agricultores locais, especialmente os pequenos, por meio da implementação de um programa de mecanização agrícola leve, como a disponibilização de moto-cultivadores.

O Jornal de Angola interpelou o ministro sobre quando estariam disponíveis,José Lima Massano respondeu  que para a província da Huíla, os meios estarão disponíveis ainda este mês, "estando neste momento em curso o processo de formação das pessoas que vão utilizar os referidos equipamentos para a sua exploração possa ser eficaz”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia