O Ministério da Saúde (MINSA) reiterou, este domingo, em comunicado de imprensa que "Angola continua livre de casos da denominada Varíola do Macaco".
O Cuanza-Sul celebra, hoje, 15 de Setembro, 107 anos, desde a sua fundação, à luz da Portaria n.º 3565, que formalizou o desmembramento do antigo distrito do Kwanza, que criou as actuais províncias do Cuanza-Sul e Cuanza-Norte, facto que ocorreu durante a vigência do sistema colonial português, no longínquo ano de 1917.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) manteve, quinta-feira, em Luanda, um encontro com representantes de associações de jornalistas, com o objectivo de estabelecer parcerias para harmonizar os subsectores da Comunicação Social e incentivar a classe a trabalhar mais para o desenvolvimento do país.
"Temos focado muito na formação da classe jornalística, para mostrar a realidade do país. Por isso, o encontro serviu para ouvir algumas ideias. Queremos que todas as associações da Comunicação Social sejam parte mais activa da estratégia do Executivo, no quadro da melhoria das condições de vida dos cidadãos”, disse.
Entre os objectivos, acrescentou, consta o de fazer com que a Comunicação Social seja de facto um partícipe no desenvolvimento da nação. O Ministério, salientou, está satisfeito em ver as associações preocupadas com a formação contínua dos profissionais.
"Para garantir a formação contínua dos profissionais de comunicação, o Ministério colocou à disposição dos profissionais os serviços do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), que têm ajudado a capacitar os quadros da Comunicação Social”, realçou.
O MINTTICS, avançou, tem as portas abertas, continuamente, para as associações, pois é por meio do diálogo que se atingem os objectivos. Às associações, apelou para continuarem a trabalhar junto dos associados para que se tenha cada vez mais profissionais capacitados.
Infra-estruturas
A nível dos órgãos públicos, Mário Oliveira salientou que o Ministério tem trabalhado na modernização de infra-estruturas, para garantir melhores condições às empresas de comunicação. No quadro dos projectos já feitos, disse, consta o apetrechamento das instalações da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Edições Novembro. "Temos igualmente um projecto de expansão e modernização da Rádio Nacional de Angola. Porém, todas essas mudanças só serão possíveis se forem acompanhadas da modernização das infra-estruturas de telecomunicações e tecnologias de informação”, referiu, acrescentando que hoje em dia não se faz uma comunicação de qualidade sem uma rede básica de telecomunicações robustas.
O Ministério, afirmou, está a trabalhar na modernização da rede de fibra óptica nacional, com o apoio de empresas privadas de telecomunicações. "Quanto ao sector privado, temos dado o nosso apoio, que pode não ser o suficiente ainda, devido ao actual momento económico que o país enfrenta”, referiu.
A sessão de auscultação contou com a participação de membros da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA), da Associação da Imprensa Desportiva de Angola (AIDA), da Comissão da Carteira e Ética, do Fórum das Mulheres Jornalistas e da AJECO.
Parcerias
O presidente da Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO), João Joaquim, disse que o encontro serviu para estreitar a parceria com o MINTTICS. "Propusemos ao ministro a continuação da especialização de jornalistas, para que os profissionais possam cada vez mais publicar matérias sobre determinados temas especializados”, disse.
Para aprimorar a qualidade dos jornalistas especializados, adiantou, apresentaram ao ministro uma proposta para mais formações sobre economia a nível do Cefojor. "É uma forma de aumentar o número de profissionais de comunicação social capacitados em matérias económicas”, realçou.
Durante o encontro, sublinhou, foi debatido, entre outros temas, a questão das fontes de informação, essenciais na busca do contraditório. "Nem sempre é fácil ter acesso a estas fontes. Com o encontro, apresentamos ao Ministério propostas de como esse processo pode melhorar significativamente”, destacou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apelou, sábado, em Luanda, ao empresariado local a estar mais próximo dos jovens que apresentam ideias criativas, no sentido de incentivá-los a empreender no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por ser um mercado bastante promissor.
A Associação Angola 2000 lançou dois projectos sociais destinados a promover os direitos das mulheres e a inclusão de jovens no país, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, o presidente Cirilo Mbonge.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.