Cultura

Ministro Jomo Fortunato garante reinício das obras do centro cultural do huambo

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

As obras de construção do Centro Cultural do Huambo, a cargo da empreiteira Teixeira Duarte e paralisadas há sete anos, por razões financeiras e questões burocráticas, podem retomar dentro de dois meses garantiu, segunda-feira, na-quela cidade, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente.

11/05/2021  Última atualização 09H00
Paralisadas há sete anos, obras de construção do futuro Centro Cultural do Huambo podem reatar dentro de dois meses © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro| Huambo
Jomo Fortunato, que trabalha desde segunda-feira, na província do Huambo, considerou o Centro Cultural de "uma obra imponente que pode transformar num espaço multidisciplinar e multimédia”, servindo de factor  catalisador do desenvolvimento cultural da região Sul.

"Vamos conversar com o empreiteiro para que as questões burocráticas não atrasem a concretização da obra. Pedir que reinicie ou crie espírito de retomar as obras, já que a pretensão do Chefe do Poder Executivo é terminar com este trabalho até Dezembro”, destacou o governante.
Acrescentou, por outro lado, que o centro poderá tornar-se num espaço de referência  cultural e acolher várias actividades culturais importantes, de carácter nacional.

O ministro Jomo Fortunato avançou que o financiamento para a conclusão da obra está assegurado, estando "a ser tratado de forma rápida” para que questões ligadas com o dinheiro não venham a interromper, novamente, esta empreitada.


Somos Angola

Um projecto denominado "Somos Angola, somos cultura”, que visa  promover a formação dos fazedores de artes e assegurar o entretenimento da juventude e concertos musicais, será imple-
mentado no Huambo, após a conclusão das obras do Centro Cultural, por forma a tirar os artistas do marasmo em que se encontram, devido à pandemia da Covid-19.

A garantia é do ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, que sublinhou que será um projecto de revitalização dos espaços culturais, em que os jovens serão chamados na gestão dos mesmos.

A província do Huambo, afirmou o ministro, pode servir de pólo de difusão da cultura, na região Sul de Angola, em virtude dos fortes traços culturais e tradicionais que ostenta. O resgate de valores e gosto pela leitura será, também, o mote para a realização, nos próximos tempos, do Festival Nacional do Livro e da Leitura, visando a dinamização da produção literária, por forma a exaltar a leitura e busca de conhecimentos, entre os jovens, e a diminuição dos erros ortográficos recorrentes entre os estudantes, disse o governante.

Por seu turno, a governadora do Huambo, Lotti Nolika, manifestou-se regozijada com o anúncio do reinício das obras do Centro Cultural local, que vai promover a cultura da província e os promotores culturais poderão exibir da melhor forma as suas criatividades artísticas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura