Política

Ministro João Baptista Borges discursa na Conferência da ONU sobre a Água

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, destacou, quarta-feira, em Nova Iorque, a importância da Conferência das Nações Unidas sobre a Água, iniciada a 22 deste mês, na sede da ONU, reafirmando que visa balancear e reflectir sobre os desafios ainda existentes no sector em Angola, para alcançar as metas da Agenda 2030 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

23/03/2023  Última atualização 08H05
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges (à dir.), e o embaixador João Gimolieca © Fotografia por: DR

Reafirmado compromisso para alcançar metas da Agenda 2030

 


Focou-se, sobretudo, ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável  e outras metas relacionadas à água, além de realçar, durante a intervenção em representação do Chefe de Estado, João Lourenço, que o evento servirá também para a partilha das soluções em curso no país e colher experiências de outras realidades a nível do continente e não só, com vista à melhoria do acesso à água e saneamento às populações.

Sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável", a Conferência reúne Chefes de Estado e de Governo, especialistas de vários países que vão discutir as melhores soluções para uma gestão racional dos recursos hídricos e garantir o acesso à água pelas diversas comunidades.

João Baptista Borges, que testemunhou ontem de manhã a cerimónia de abertura da Conferência, ladeado pelo embaixador João Gimolieca, representante permanente adjunto da Missão de Angola junto da ONU, referiu que o evento acontece numa altura em que se assinala o Dia (22) Mundial da Água, desde a sua instituição em 1993 pela Assembleia Geral da ONU.

De acordo com a agenda de trabalho, o ministro participou, no período da tarde de ontem, a convite do Banco Mundial para a África, na cerimónia de lançamento do novo IBNET, no âmbito do projecto PDISA 2 e RECLIMA, em curso no país.

O ponto mais alto da agenda de hoje, 23 de Março, será o discurso a ser proferido pelo ministro João Baptista Borges em representação do Chefe de Estado angolano. Consta também para hoje, a participação num evento de alto nível, promovido pela Parceria Global da ONU-Sanitation and Water for All (SWA), em colaboração com a Fundação das Nações Unidas ”Justice Begins Here- with Accountability". O encontro servirá para abordar a importância da prestação de contas.

A delegação angolana integra os directores de Intercâmbio Internacional, Nacional das Águas, do Gabinete da Administração de Bacias Hidrográficas do Cunene, Okavango e Cuvelai, do Instituto Nacional de Recursos Hídricos, do Gabinete e consultores do ministro, auxiliares dos órgãos de Apoio da Vice-Presidência da República e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e da Missão Permanente junto da ONU em Nova Iorque.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política