Política

Ministro inaugura sistema de abastecimento de água

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou, ontem, na localidade de Ombala Yo Mungo, município de Ombandja, no Cunene, o sistema de abastecimento de água potável, no quadro do Programa de Acções Estruturantes para a Mitigação dos Efeitos da Seca.

30/03/2021  Última atualização 08H24
População deixa de buscar água para consumo em cacimbas © Fotografia por: Dombele Bernardo|Edições Novembro
De acordo com João Baptista Borges, com a entrada em funcionamento do novo sistema, a população da localidade deixa de percorrer dezenas de quilómetros à  procura de água em cacimbas, assim como ir para outras áreas à procura de  condições para a sobrevivência.
"O sistema garante água tratada mediante a captação subterrânea por via de furos verticais e a dessalinização. Estamos certos de  que as dificuldades que tivemos no passado estão definitivamente ultrapassadas", garantiu João Baptista Borges.

    O governante sublinhou que  o  esforço do Governo não se  limita apenas a  Ombala-Yo-Mungo. O Cunene, disse, tem outras áreas afectadas pela irregularidade das chuvas e  ainda  não beneficiam  do abastecimento de água.

De acordo com João Baptista Borges, a resolução dos problemas de água na província do Cunene depende de medidas estruturantes,  como  a construção de barragens, represas, abertura de  furos, represas para a retenção de  grandes quantidades de água  da chuva. Acrescentou que este é um esforço que deve ser feito   pelo Governo local, em coordenação com  o Governo Central, no sentido de se minimizar as dificuldades que a população da província do Cunene ainda vive.

Hoje, o ministro da Energia e Águas desloca-se ao Xangongo, sede municipal de Ombandja, para avaliar a conduta adutora Ondjiva/Xangongo, a central térmica de Ondjiva.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política