O Governo cabo-verdiano substituiu a administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), o segundo maior do país, na ilha de São Vicente, após a morte de sete recém-nascidos naquela unidade nas últimas semanas.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O ministro da Função Pública guineense, Cirilo Djaló, defende a introdução do crioulo e línguas nacionais no ensino e considera que o português “não é sentido como um meio de comunicação indispensável” por uma larga maioria da população.
Segundo a AFP, o ministro falava em representação da titular da pasta da Educação, na abertura de um seminário de apresentação de um estudo de viabilidade sobre a introdução de línguas nacionais e o crioulo no sistema educativo guineense. O seminário é organizado pelo Governo guineense e a UNESCO.
Na qualidade de antigo ministro da Educação, Cirilo Djaló exortou as entidades envolvidas no sector do ensino a acelerarem os esforços no sentido de criar normas linguísticas para o crioulo e línguas nacionais que, disse, devem ser introduzidas no sistema escolar.
"Nenhum país conseguiu desenvolver-se na base de um sistema educativo em que o ensino é exclusivamente ministrado numa língua que a maioria da população ignora, uma vez que o desenvolvimento durável é possível só quando acompanhado por um sistema educativo em que as comunidades beneficiárias se apropriam deste”, observou Djaló.
O ministro da Função Pública notou que toda a África tem actualmente como um dos principais desafios a problemática do uso das línguas nacionais no sistema do ensino, ao nível da utilização das mesmas, disse.
Djaló, sublinhou que não existe na Guiné uma política para as línguas nacionais, estatuto apenas reservado a língua oficial.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Papa Francisco considerou hoje que a Ucrânia não está a ponderar uma mediação para a paz porque sabe que "tem uma força própria muito grande", enquanto Moscovo disse apreciar essa tentativa de mediação.
O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou ontem aos doadores e à comunidade internacional para que financiem urgentemente os planos de resposta humanitária deste ano para o Nordeste de África e “evitem uma catástrofe”. De acordo com Guterres, esses planos de resposta humanitária estão apenas financiados em cerca de 20 por cento, o que considerou "inaceitável".
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, afirmou quinta-feira à noite que os países ocidentais ameaçaram com sanções os Estados africanos que não se alinharam contra a Rússia na guerra na Ucrânia. O Chefe de Estado sul-africano assinalava esta quinta-feira o Dia de África, em Maropeng, onde se situam as grutas de Sterkfontein, consideradas por paleontologistas como o “Berço da Humanidade”, nos arredores de Joanesburgo.
Os confrontos entre o Exército e paramilitares que combatem pelo poder no Sudão intensificaram-se na região de Darfur, disseram ontem à AFP habitantes da zona, apesar do cessar-fogo decretado esta semana, mas que não está a ser respeitado. “Há combates com todo o tipo de armas", de acordo com um habitante local.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.