Cultura

Ministro Filipe Zau realça formação dos agentes culturais

O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, reafirmou, segunda-feira em Cabinda, o empenho da instituição, na formação de agentes culturais e turísticos para que se desenvolva quer um turismo de qualidade quer uma cultura de unidade, paz harmonia e de entretenimento.

18/01/2023  Última atualização 06H20
Governadora Mara Quiosa recebeu no seu gabinete o ministro da Cultura e Turismo que trabalha desde segunda-feira em Cabinda © Fotografia por: António Soares/Ediçoes Novembro

Filipe Zau, que cumpre uma agenda de trabalho de três dias na província mais a norte do país, para radiografar os dois sectores que dirige nos seus mais variados domínios, defendeu que sem uma boa formação de agentes turísticos, hoteleiros e culturais, "nunca se poderá desenvolver no país um tu-rismo de qualidade”.

"Estamos preocupados com a formação de agentes turísticos, culturais e hoteleiros”, disse, o ministro Filipe Zau, para quem aliada à formação de agentes culturais e turísticos dever-se-á trabalhar também na melhoria dos hotéis, resorts, restaurantes e pólos culturais de qualidade, capazes de não só atrair turistas nacionais, mas também estrangeiros.  

Acrescentou que, só apostando numa boa formação é que a cultura vai ocupar o seu lugar como factor de unidade, paz, harmonia e entretenimento e que o sector poderá angariar mais divisas para contribuir no processo de diversificação da economia nacional. Reconheceu que a província de Cabinda dispõe de enormes potencialidades turísticas para se desenvolver no turismo de praia, mar, sol, aventura e ecológico.

 

Igreja de Lândana

A Igreja de São Tiago Maior, da Missão Católica de Lândana, que desabou em Abril de 2018, vai ser reabilitada, sem colocar de parte a linha de construção arquitectónica de 150 anos de existência, informou Filipe Zau.

O ministro que, enquadrou na sua agenda uma visita à Missão Católica de Lândana, para observar o grau de degradação da igreja secular de São Tiago Maior de Lândana, não avançou o custo da empreitada nem a fonte de financiamento das obras de reabilitação, mas garantiu que "o projecto está a ser bem equacionado, tendo sempre em atenção a estrutura arquitectónica original, por ser um empreendimento já catalogado como património cultural”.  

"A Igreja desabou devido o seu tempo de uso. Grande parte da estrutura é composta por madeira e estamos a estudar como é que ela po-derá ser reconstruída para se manter a sua a originalidade quer para assegurar a continuidade dos cultos, quer para manter a sua identidade como património cultural”, realçou.

O ministro Filipe Zau, afastou no entanto, a ideia de construção de uma nova igreja de raiz no mesmo local, para não se perder de vista a imponência arquitectónica da estrutura anterior.

Lembrou que a Igreja São Tiago Maior de Lândana foi classificada, em Julho de 2013, como Património Cultural Nacional, e possui 150 anos de existência.

Durante a sua estada no enclave, o titular da Cultura e Turismo vai manter encontros com agentes culturais e turísticos, para além de efectuar visitas aos locais de interesse socioculturais.


Governo aposta na conservação dos sítios

O governo da província de Cabinda tem preconizadas, para o presente ano, iniciativas destinadas a preservação do património cultural, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional para o quinquénio, 2023/2027.

O governo da província, em nota enviada à Angop, aponta a conservação, preservação e valorização do património cultural como elementos base que contribuem para a consolidação e organização da identidade cultural de um povo.

A nota refere, ainda, que o governo de Cabinda está a implementar acções para preservar o patriotismo cultural, no âmbito das políticas públicas de desenvolvimento e da gestão territorial.

O governo provincial refere ser necessário a conservação e valorização dos diferentes elementos de identidade cultural, tais como a língua, as danças, as canções, a indumentária, a culinária, os jogos tradicionais de infância e outras práticas.

Nesta missão, o sector da cultura deve contar com os antropólogos, etnólogos, historiadores, sociólogos e outros especialistas de diferentes campos do saber sobre a realidade social para investigarem e colocarem o produto da investigação à disposição de todos.

O governo da província recomenda que cada um reflicta sobre o 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional e saiba valorizar as origens, contribuindo na preservação e na divulgação das potencialidades  artísticas do povo angolano, particularmente as de Cabinda, nas suas mais variadas manifestações.

A província de Cabinda tem como mascote cultural os Ba-kama-Zindunga elevado, o ano passado, pelo Ministério da Cultura e Turismo, a Património Cultural Imaterial Nacional, no domínio das manifestações culturais, com vista a garantir a salvaguarda e valorização desta organização para as actuais e próximas gerações.

A província dispõem, também, como locais históricos e culturais o Museu Regional de Cabinda, Biblioteca Municipal, Cemitério dos Nobres, Igreja S.Tiago Maior de Lândana, Monumento da Assinatura do Tratado de Simulambuco, o local de Concentração de Escravos de Chinfuca e outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura