O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, reafirmou, segunda-feira em Cabinda, o empenho da instituição, na formação de agentes culturais e turísticos para que se desenvolva quer um turismo de qualidade quer uma cultura de unidade, paz harmonia e de entretenimento.
Filipe Zau, que cumpre uma agenda de trabalho de três dias na província mais a norte do país, para radiografar os dois sectores que dirige nos seus mais variados domínios, defendeu que sem uma boa formação de agentes turísticos, hoteleiros e culturais, "nunca se poderá desenvolver no país um tu-rismo de qualidade”.
"Estamos preocupados com a formação de agentes turísticos, culturais e hoteleiros”, disse, o ministro Filipe Zau, para quem aliada à formação de agentes culturais e turísticos dever-se-á trabalhar também na melhoria dos hotéis, resorts, restaurantes e pólos culturais de qualidade, capazes de não só atrair turistas nacionais, mas também estrangeiros.
Acrescentou que, só apostando numa boa formação é que a cultura vai ocupar o seu lugar como factor de unidade, paz, harmonia e entretenimento e que o sector poderá angariar mais divisas para contribuir no processo de diversificação da economia nacional. Reconheceu que a província de Cabinda dispõe de enormes potencialidades turísticas para se desenvolver no turismo de praia, mar, sol, aventura e ecológico.
Igreja de Lândana
A Igreja de São Tiago Maior, da Missão Católica de Lândana, que desabou em Abril de 2018, vai ser reabilitada, sem colocar de parte a linha de construção arquitectónica de 150 anos de existência, informou Filipe Zau.
O ministro que, enquadrou na sua agenda uma visita à Missão Católica de Lândana, para observar o grau de degradação da igreja secular de São Tiago Maior de Lândana, não avançou o custo da empreitada nem a fonte de financiamento das obras de reabilitação, mas garantiu que "o projecto está a ser bem equacionado, tendo sempre em atenção a estrutura arquitectónica original, por ser um empreendimento já catalogado como património cultural”.
"A Igreja desabou devido o seu tempo de uso. Grande parte da estrutura é composta por madeira e estamos a estudar como é que ela po-derá ser reconstruída para se manter a sua a originalidade quer para assegurar a continuidade dos cultos, quer para manter a sua identidade como património cultural”, realçou.
O ministro Filipe Zau, afastou no entanto, a ideia de construção de uma nova igreja de raiz no mesmo local, para não se perder de vista a imponência arquitectónica da estrutura anterior.
Lembrou que a Igreja São Tiago Maior de Lândana foi classificada, em Julho de 2013, como Património Cultural Nacional, e possui 150 anos de existência.
Durante a sua estada no enclave, o titular da Cultura e Turismo vai manter encontros com agentes culturais e turísticos, para além de efectuar visitas aos locais de interesse socioculturais.
Governo aposta na conservação dos
sítios
O governo da província de Cabinda tem preconizadas, para o presente ano, iniciativas destinadas a preservação do património cultural, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional para o quinquénio, 2023/2027.
O governo da província, em nota enviada à Angop, aponta a conservação, preservação e valorização do património cultural como elementos base que contribuem para a consolidação e organização da identidade cultural de um povo.
A nota refere, ainda, que o governo de Cabinda está a implementar acções para preservar o patriotismo cultural, no âmbito das políticas públicas de desenvolvimento e da gestão territorial.
O governo provincial refere ser necessário a conservação e valorização dos diferentes elementos de identidade cultural, tais como a língua, as danças, as canções, a indumentária, a culinária, os jogos tradicionais de infância e outras práticas.
Nesta missão, o sector da cultura deve contar com os antropólogos, etnólogos, historiadores, sociólogos e outros especialistas de diferentes campos do saber sobre a realidade social para investigarem e colocarem o produto da investigação à disposição de todos.
O governo da província recomenda que cada um reflicta sobre o 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional e saiba valorizar as origens, contribuindo na preservação e na divulgação das potencialidades artísticas do povo angolano, particularmente as de Cabinda, nas suas mais variadas manifestações.
A província de Cabinda tem como mascote cultural os Ba-kama-Zindunga elevado, o ano passado, pelo Ministério da Cultura e Turismo, a Património Cultural Imaterial Nacional, no domínio das manifestações culturais, com vista a garantir a salvaguarda e valorização desta organização para as actuais e próximas gerações.
A província dispõem, também, como locais históricos e culturais o Museu Regional de Cabinda, Biblioteca Municipal, Cemitério dos Nobres, Igreja S.Tiago Maior de Lândana, Monumento da Assinatura do Tratado de Simulambuco, o local de Concentração de Escravos de Chinfuca e outros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.