Sociedade

Ministro do Interior destaca redução de crimes violentos no primeiro trimestre deste ano

JA Online

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, destacou, esta segunda-feira, em Luanda, a redução da criminalidade em Angola, com ênfase para os crimes violentos, no primeiro trimestre deste ano.

15/04/2024  Última atualização 14H30
Ministro do Interior destaca redução de crimes violentos no último trimestre © Fotografia por: MININT

O governante que falava durante o acto de abertura do Conselho Consultivo Alargado do Ministério do Interior (MININT), que decorreu na Sala de Reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento "João Manuel de Almeida e Sá", considerou estável a segurança pública no país.

"A situação da segurança pública no País é estável e sob controlo das autoridades. Nestas estatísticas, destacamos, pela positiva, a redução dos crimes violentos, nomeadamente homicídios, agressões sexuais, ofensas à integridade física, roubos e raptos", afirmou o ministro.

O responsável sublinhou ainda que apesar da redução de alguns tipos de crimes, deve-se redobrar o combate à extracção ilícita de recursos minerais estratégicos, aos crimes cibernéticos, à pesca ilegal, aos danos e furtos de bens públicos, ao contrabando de combustíveis, à imigração ilegal, dentre outros, avançou o MININT no Facebook.

"É imperioso o cumprimento das orientações baixadas por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, relativamente ao reforço das acções de controlo e vigilância das nossas fronteiras, à redução dos índices da criminalidade em geral e da sinistralidade rodoviária, assim como à melhoria dos métodos de combate dos crimes económicos e financeiros", sublinhou.

O conselho analisou a situação da segurança pública do país e a organização interna do Ministério do Interior, com realce para o memorando das contribuições para adequação do novo estatuto orgânico do MININT, bem como a proposta de alteração pontual da Lei sobre o Regime Disciplinar do Pessoal da Polícia Nacional e o Projecto de Lei sobre Condecorações do Pessoal da PN.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade