O ministro da Cultura, Filipe Zau, destacou sexta-feira, em Luanda, durante a cerimónia de abertura da Feira de Livros da maior livraria flutuante do mundo, o navio “Logos Hope”, que a leitura e o livro são importantes para o processo de aprendizagem.
Com a chegada ao país da maior livraria flutuante, o governante admitiu ser uma experiência extremamente importante e a primeira do género, que pode trazer uma troca de conhecimentos entre os angolanos e os tripulantes de mais de 65 nacionalidades.
O ministro prometeu voltar a visitar a livraria e adquirir alguns livros para aumentar o acervo bibliotecário da Biblioteca Nacional de Angola e outras livrarias do país. A missão do projecto "Logos Hope”, explicou, é uma incumbência de solidariedade com os povos.
Na ocasião, a directora da Biblioteca Nacional de Angola, Diana Luhuma, disse que é uma grande satisfação ter no país a maior livraria flutuante do mundo. Aos leitores, aconselhou a visitarem a livraria e explorarem ao máximo o seu acervo bibliográfico. "Os preços dos livros estão acessíveis e esperamos que a população angolana possa beneficiar, porque a chegada deste navio livreiro é uma mais-valia para todos nós”.
Diana Luhuma garantiu que vai seleccionar alguns títulos dos cinco mil que comportam a maior livraria flutuante do mundo, para adquiri-los para o acervo da Biblioteca Nacional de Angola e outras públicas a nível do país, particularmente de Luanda.
"Vamos aproveitar a oportunidade para adquirir vários livros para enriquecer o acervo das nossas bibliotecas. Tivemos já um encontro com a organização da Logos Hope para uma cooperação e troca de experiência”, disse.
Partilha de conhecimentos
A oficial de comunicação do Logos Hope, Navya Lankadasu, avançou que durante os sete dias no país vão poder partilhar conhecimentos com a comunidade angolana.
Na livraria, explicou, encontram-se uma diversidade de títulos, com realce para os livros infantis, literários, científicos e religiosos. Navya Lankadasu disse que a livraria tem obras de muitos escritores, sobretudo africanos.
"Estamos a visitar África e não poderíamos vir sem nenhum livro de escritores africanos. Infelizmente, tivemos muito pouco tempo e não conseguimos fazer nenhuma parceria com escritores angolanos, mas existe a possibilidade de escritores angolanos trazerem as suas obras, basta acertar com o responsável da livraria”, disse.
Por sua vez, o tripulante Alehandro Alia ressaltou que está a bordo há onze meses e se sente maravilhado por estar pela primeira vez em Angola e espera trocar impressões com angolanos.
Aberto ao público
Durante a abertura oficial houve desfile das Nações, a exibição do grupo de dança sul-coreano São África, composto por dançarinos angolanos. A maior livraria está aberta ao público hoje e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h00 às 20h00, e aos domingos das 13h00 às 20h00. Os visitantes podem adquirir o bilhete no valor de 500 kwanzas, na portaria do Porto de Luanda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.