Política

Ministro de Estado destaca aposta na transformação dos serviços públicos

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, destacou, ontem, em Tartu, Estónia, a predisposição de Angola para empreender o caminho da transformação digital dos serviços públicos.

23/05/2024  Última atualização 12H15
Adão de Almeida testemunhou a assinatura de um acordo com a e-Governance Academy © Fotografia por: DR

Adão de Almeida falava na X Conferência sobre Governação Digital, evento organizado pela e-Governance Academy, que termina hoje, tendo reunido especialistas e líderes para discutir a transformação digital dos serviços públicos.

O ministro de Estado frisou que o processo de digitalização para a modernização da Administração Pública representa uma "enorme" valia, pois simplifica, desburocratiza e desmaterializa os serviços, tornando-os acessíveis e eficientes  para os cidadãos angolanos”. No discurso, anunciou que em breve poderá ser aprovada no país a agenda de transição digital, enquanto documento orientador de toda a cadeia, que deve incluir a  capacitação do capital humano e a mudança colectiva de mentalidade.

Por outro lado, ainda durante a missão à Estónia, Adão de Almeida testemunhou a assinatura de um acordo na base do qual se projecta a instalação em Angola de uma Academia de Governação Digital, destinada a formar e a capacitar quadros angolanos em matérias atinentes às tecnologias digitais.

O Memorando de Entendimento, rubricado entre o Instituto de Modernização Administrativa de Angola (IMA) e a e-Governance Academy da Estónia, vem na  sequência de outros instrumentos jurídicos de apoio à cooperação bilateral entre Angola e a República da Estónia, cujo ponto mais alto  foi a visita do Presidente Alar Karis a Angola, em Março de 2024.

A e-Governance Academy é uma instituição de referência na promoção e implementação de políticas de transformação digital e governação electrónica, oferecendo suporte técnico e consultoria a vários países.

O IMA é responsável por coordenar e implementar as políticas de modernização administrativa em Angola, visando aumentar a eficiência e a transparência dos serviços públicos através da digitalização.

À magem da Conferência sobre Governação Digital, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República participou no Africa Business Forum, onde líderes de vários países discutiram oportunidades no mercado digital africano e soluções para a modernização administrativa das instituições do continente.

A Conferência sobre Governação Digital destaca-se como um dos principais eventos internacionais dedicados à execução de políticas públicas de transformação digital, onde o ministro de Estado Adão de Almeida cumpre, até amanhã, uma agenda de trabalho que inclui reuniões com entidades locais, responsáveis pelas matérias em análise.

A Estónia é reconhecida mundialmente por possuir a maior taxa de digitalização de serviços públicos, servindo como um exemplo global na matéria.

Segundo o director-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso, Angola realiza esta missão à Estónia na sequência da materialização das acções previstas no memorando de entendimento assinado entre os dois Governos, em Abril de 2023.

Meick Afonso referiu que o documento tem como foco a implementação das soluções de governação electrónica para Angola. Por isso, acrescentou, a presente missão visa firmar um memorando de entendimento com o e-Governance Academy, com o objectivo de criar em Angola -uma academia de Governo Digital.

"A Academia do Governo Digital vem como um activo importante de todo o ecossistema de governação electrónica, porque visa trabalhar na componente humana, na realização de estudos para a promoção no país do Governo Electrónico, bem como na estruturação de programas de capacitação para cidadãos e empresas”, realçou.

A delegação angolana integra, também, o secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, quadros do Ministério das Relações Exteriores e da Casa Civil do Presidente da República.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política