Mundo

Ministro das Finanças turco demite-se em plena a crise da lira

O ministro das Finanças da Turquia renunciou esta quinta-feira (2) em plena crise da desvalorização da lira, que perdeu 30% no mês passado, enquanto o Presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, continua a defender uma política de taxas de juro baixas.

02/12/2021  Última atualização 18H58
Ministro das Finanças da Turquia © Fotografia por: DR
Os meios de comunicação turcos relatam que a partida de Lutfi Elvan era esperada há semanas, uma vez que o ministro tinha rejeitado em privado a estratégia monetária de Erdogan e a sua intervenção contínua no trabalho do banco central. A demissão de Elvan e a nomeação do novo ministro, Nureddin Nebati, até agora vice-ministro das finanças, foi publicada após a meia-noite no jornal oficial do Estado, com um decreto assinado pelo Presidente.


O documento declara que o ministro demissionário pediu para ser dispensado do seu cargo e que o seu pedido foi aceite por Erdogan. Nebati é o terceiro ministro das finanças desde Novembro. Na abertura do mercado turco de hoje, a lira desceu 1,47% em relação ao dólar e 1,75% em relação ao euro, sendo negociada a 13,52 e 15,31 respectivamente em relação a essas moedas. O passado mês de Novembro foi o pior da história da lira turca, com uma perda acumulada de quase 30%.


"Abandonámos a política de taxas de juro elevadas e avançámos para uma estratégia de crescimento através do investimento, emprego e produção", disse Erdogan na quarta-feira num discurso ao seu partido islâmico AKP, no poder desde 2002. A desvalorização da lira está a afectar o poder de compra dos turcos e nos últimos dias tem havido uma série de manifestações e protestos contra o Governo, enquanto a oposição apela a eleições antecipadas. A moeda turca subiu ontem 10% em relação ao euro e ao dólar imediatamente após o Banco Central turco ter anunciado que está a intervir no mercado cambial através de vendas para influenciar o valor cambial da moeda nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo