O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, participa, desde terçafeira , até amanhã, em Joanesburgo, África do Sul, na quarta edição da Cimeira Empresarial Africana-Alemã (GABS, na sigla em inglês), fórum destinado ao fomento de negócios e o reforço da parceria económica entre a Alemanha e o continente, em especial a África Subsaariana.
De acordo com uma nota do Ministério da Energia e Águas, o evento tem 600 participantes, entre os quais líderes governamentais de alto nível e empresários alemães e de vários países do continente africano.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do vice-chanceler e ministro da Economia e Protecção do Clima da Alemanha, Robert Habeck.
A delegação angolana, integrada pelo secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa, manterá reuniões com líderes de empresas alemãs do sector da Energia. Está igualmente previsto um encontro entre o Vice-chanceler e ministro da Economia e Proteção do Clima da Alemanha e o ministro angolano da Energia e Águas.
O GABS é o principal evento de negócios da Alemanha em África. No GABS, os principais líderes empresariais e governamentais da Alemanha e da África Subsaariana reúnem-se a cada dois anos, em África, para discutir e promover relações económicas entre a maior economia da Europa e a região que mais cresce no mundo.
O GABS é organizado pela Iniciativa de Empresas Alemãs da África Subsaariana (SAFRI). Os trabalhos são orientados pelo presidente da SAFRI, Heinz-Walter Große.
A SAFRI é apoiada pela Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Federação Alemã de Comércio Atacadista, Comércio Exterior e Serviços (BGA) e Associação Empresarial Alemã-Africana (AV).
O objectivo do SAFRI é melhorar a percepção da África como um continente de oportunidades entre as empresas alemãs e destacar a sua responsabilidade nesse contexto. A SAFRI oferece uma plataforma para uma abordagem unida com os parceiros africanos focada na construção e intensificação da cooperação económica, bem como na promoção de investimentos e comércio.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).