Política

Ministro da Energia e Águas no fórum Alemanha-África

Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, participa, desde terçafeira , até amanhã, em Joanesburgo, África do Sul, na quarta edição da Cimeira Empresarial Africana-Alemã (GABS, na sigla em inglês), fórum destinado ao fomento de negócios e o reforço da parceria económica entre a Alemanha e o continente, em especial a África Subsaariana.

07/12/2022  Última atualização 06H40
João Baptista Borges (segundo à direita) tem agendados encontros com líderes de empresas © Fotografia por: Edições Novembro

De acordo com uma nota do Ministério da Energia e Águas, o evento tem 600 participantes, entre os quais líderes governamentais de alto nível e empresários alemães e de vários países do continente africano.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do vice-chanceler e ministro da Economia e Protecção do Clima da Alemanha, Robert Habeck.

A delegação angolana, integrada pelo secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa, manterá reuniões com líderes de empresas alemãs do sector da Energia. Está igualmente previsto um encontro entre o Vice-chanceler e ministro da Economia e Proteção do Clima da Alemanha e o ministro angolano da Energia e Águas.

O GABS é o principal evento de negócios da Alemanha em África. No GABS, os principais líderes empresariais e governamentais da Alemanha e da África Subsaariana reúnem-se a cada dois anos, em África, para discutir e promover relações económicas entre a maior economia da Europa e a região que mais cresce no mundo.

O GABS é organizado pela Iniciativa de Empresas Alemãs da África Subsaariana (SAFRI). Os trabalhos são orientados pelo presidente da SAFRI, Heinz-Walter Große.

A SAFRI é apoiada pela Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Federação Alemã de Comércio Atacadista, Comércio Exterior e Serviços (BGA) e Associação Empresarial Alemã-Africana (AV).

O objectivo do SAFRI é melhorar a percepção da África como um continente de oportunidades entre as empresas alemãs e destacar a sua responsabilidade nesse contexto. A SAFRI oferece uma plataforma para uma abordagem unida com os parceiros africanos focada na construção e intensificação da cooperação económica, bem como na promoção de investimentos e comércio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política