Regiões

Ministro da Energia e Águas avalia projectos em execução

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, está na Lunda-Norte para durante dois dias, avaliar o grau de execução dos projectos estruturantes do sector em curso na província.

10/02/2023  Última atualização 11H22
© Fotografia por: Armando Sapalo/Lucapa
A  agenda de trabalho da delegação do ministro  iniciou no município  do Lucapa, onde se inteirou sobre a execução das obras  do parque solar local que está a ser implantado na sede da circunscrição.  
Segundo uma nota de Imprensa a que o Jornal de Angola teve acesso, o projecto decorre  a um  ritmo satisfatório, com uma execução física de 61 por cento desde o lançamento  da primeira pedra, em Julho do ano passado. 

O empreendimento está a ser concebido para produzir 7.500 megawatts ( MW) de energia. Depois da conclusão e entrada em funcionamento, o parque solar do Lucapa vai beneficiar mais  de 10 mil habitantes a serem abastecidos  com energia limpa, lê-se no documento. 
João Baptista Borges recebeu informações detalhadas dos representantes da MCA, empreteira contratada para a construção  do parque solar do Lucapa. 

O segundo dia de trabalho (  sexta-feira, 10), reserva  visita  às obras do Aproveitamento Hidroeléctrico e Aumento de Potência da Barragem do Luachimo no Dundo, município do Chitato.

O   importante projecto, de acordo com a nota  que citamos, vai permitir o aumento da capacidade de produção  de 8.4  para 34 MW de energia eléctrica. 

O   grau de execução dos grupos 3 e 4 rondam actualmente  99 por cento  sendo que das outras  máquinas , nomeadamente  1  e 2   estão na ordem dos 88%,  refere  a  nota de Imprensa do Ministério de tutela. 

Quando estiver completamente concluído,  um total de  10.600 famílias dos municípios  do Chitato, Cambulo e Lucapa  vão beneficiar  da energia eléctrica a ser produzida no empreendimento do Luachimo. 

O ministro  João Baptista Borges, vai também  constatar  o funcionamento dos trabalhos de melhoria da Central  térmica do Dundo com  capacidade de 25 MW. 

Para finalizar, o governante  vai verificar a Rede de Distribuição e Ligações Domiciliares na cidade do Dundo, um projecto que visa essencialmente  aumentar o acesso à  água potável por parte da população, através da construção de 15.000 ligações, para cerca de 75.000 pessoas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões