O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, lançou, sábado, a primeira pedra para a construção do edifício principal da 1.ª fase da Cidade do Século de Angola, que será erguido no município de Viana, em Luanda.
A agência de notação financeira Moody's piorou a perspectiva de evolução ('outlook') da economia de Moçambique, de positiva para estável, antevendo mais atrasos nos pagamentos de dívida interna e um atraso imprevisto na implementação das reformas.
O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, enalteceu, terça-feira, em Benguela, a forma positiva como decorreu a sessão de auscultação sobre a Estratégia de Longo Prazo Angola 2050.
O dirigente disse, na ocasião, que as contribuições dos vários segmentos constituem uma mais-valia daquilo que se pretende alcançar nos próximos 27 anos, o que passa por proporcionar condições de vida condignas a todos os cidadãos
A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Lídia Amaro, destacou a importância da província de Benguela, para o desenvolvimento que se almeja no contexto do país e não só.
Na ocasião, os presentes destacaram várias acções dos domínios da saúde, educação, rede viária, agricultura, habitação, juventude e outros, para um futuro melhor, tendo o ministro Mário Caetano João, esclarecido que tomou boa nota das contribuições apresentadas pela sociedade benguelense, sobretudo na área da educação e ensino a todos os níveis para a formação de quadros à altura dos desafios do país.
"De facto, reconhecemos essa necessidade de termos uma regionalização dos currículos e é algo que vamos enriquecer o documento”, disse o ministro Mário Caetano João.
Mário Caetano João assegurou que é nesse contexto que o governante considera uma prioridade rever o sistema de educação em Angola, não só do ponto de vista quantitativo - da inserção de mais crianças no ensino - mas também qualitativo, incluindo a aprendizagem das línguas locais.
O ministro mostrou concordar com a proposta quer da construção de mais quadras esportivas nas escolas, quer de creches, por serem fundamentais para se resolver a primeira dimensão do problema, isto é, a qualidade dos alunos da primeira classe.
Estiveram presentes cerca de 300 convidados, desde o vice-governador para o sector das infra estruturas, Adilson Gonçalves, vários membros do governo provincial de Benguela, autoridades tradicionais, líderes das comunidades e das organizações cívicas, e religiosas, empresários de diversos ramos de actividades, docentes universitários, líderes das associações juvenis, oficiais superiores dos órgãos de defesa e segurança, líderes das associações de mulheres empresarias, entre outros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Deutsche Bank e a Development Finance Corporation (DFC) reuniram-se, quarta-feira, em Luanda, com o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d'Abreu, onde asseguraram a disponibilidade de fundos e o interesse em contribuírem para a construção de projectos estruturantes em Angola.
Angola exportou, quinta-feira, 23 toneladas de produtos alimentares sem taxas aduaneiras, por via da empresa Foodcare, através da Lei Norte-Americana sobre Crescimento e Oportunidade para África (AGOA).
Quinze empresas participaram, na terça-feira, na sessão de apresentação do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, organizado especificamente para investidores do sector, e que serviu também para dar a conhecer aos potenciais interessados os termos de referência do concurso para a sua gestão, que o Governo pretende lançar após a inauguração.
Uma delegação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social participou, durante dois dias, no primeiro Fórum Lusófono de Governação da Internet, que decorreu na cidade de São Paulo, Brasil.
Os alunos da escola do I Ciclo do ensino secundário nº 4045, no município de Cacuaco, foram sensibilizados, com provérbios angolanos nas línguas nacionais Kimbundu e Kikongo, ensinados por técnicos do Instituto Nacional de Línguas Nacionais, do Ministério da Cultura e Turismo.
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, pediu à Índia para cooperar com o Governo canadiano depois de Otawa ter acusado Nova Deli de estar envolvida no assassinato de um líder sikh no Canada.
O ministro de Estado José de Lima Massano procedeu, sábado, ao lançamento da primeira pedra da futura “Cidade do Século de Angola”, projecto imobiliário do grupo empresarial chinês Niodior, que está a nascer na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, no município de Viana.