Cultura

Ministro da Cultura visita locais históricos

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, fez, na quarta-feira, uma visita privada aos monumentos e sítios históricos da vila de Massangano, no município de Cambambe.

16/09/2021  Última atualização 20H49
Jomo Fortunato esteve no município de Cambambe para ver o estado do património local © Fotografia por: Cedida
Na companhia do administrador municipal, Adão Malungo, o ministro começou por visitar a Praça dos Escravos, um dos portos onde eram levados os escravos para América e Europa e foi, ainda, ao túmulo onde estão as ossadas do capitão português Paulo Dias de Novais, fundador da cidade de Luanda.

A Igreja Católica de Nossa Senhora das Vitórias, a segunda construída em Massangano, em substituição da Igreja da Misericórdia, a mais antiga construída em Angola pelos portugueses, também foi visitada por Jomo Fortunato.

As ruínas da Fortaleza de Massangano, Câmara Municipal e o Tribunal também constaram no roteiro da visita do ministro que, no final, manifestou a necessidade de restauração das infra-estruturas, para a preservação histórica e a promoção do turismo.


  CINEMA
Produções nacionais são destaque

Os filmes "Ar condicionado”, de Fradique, "Para lá dos meus Passos”, de Kamy Lara, e "1999”, de Hugo Salvaterra, são as principais atracções desta edição do Festival Unitel Angola Move, criado para promover a sétima arte.

As produções nacionais estão entre os favoritos do público, a quem cabe escolher a melhor longa-metragem,  documentário e curta-metragem desta edição. A votação está aberta até ao dia 30 e o público tem 50 por cento do voto, enquanto a outra metade cabe a um júri.

Produzidos pela geração 80, os filmes têm estado a ter uma recepção positiva. A longa-metragem  "Ar Condicionado” é uma ficção que leva o público para uma jornada de mistério e realidade. "Para lá dos meus Passos” é um documentário sobre os bailarinos da Companhia de Dança Contemporánea de Angola, que tem como premissa o espectáculo "(Des)Construção”.

A curta-metragem "1999” é uma viagem de descoberta em torno do impacto da amizade na adolescência. A Geração 80 é uma produtora angolana, fundada em 2010, cujo enfoque está nos filmes independentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura