A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participa, neste momento, da cerimónia de lançamento do “Programa de Mentoria para Promover a Inclusão de Mulheres no Sector Petrolífero em Angola” (MUHATU), que decorre, em Luanda.
Mais de 60% da população em Angola, vive no meio rural e tem a floresta como fonte de alimento, de produtos florestais não madeireiros para o bem-estar e de meios de subsistência, reportou, esta terça-feira, o Ministério da Agricultura e Florestas.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, mostrou-se satisfeito com o grau de execução física das obras de construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo, na província do Zaire, projectado no quadro da elevação da região à categoria de Património Mundial da Humanidade.
A satisfação foi manifestada, sexta-feira, pelo governante, no término de uma visita de trabalho de 48 horas ao Mbanza Kongo, onde, entre outras questões, avaliou o grau de implementação das recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O projecto de construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo, baptizado como "Nimi a Lukeni”, com categoria internacional, está orçado em mais de 89 mil e 914 milhões de kwanzas. A execução física das obras está na ordem dos 33 por cento.
Segundo o ministro Filipe Zau, tanto o cronograma do projecto, que deve ser concluído dentro de 15 meses, como a execução física satisfazem o seu pelouro, acrescentando que a Sinohydro Corporation Limitada – Sucursal Angola que está engajada no cumprimento dos prazos contratuais.
Quanto à decoração, o ministro da Cultura e Turismo recomendou à Sociedade Gestora dos Aeroportos S.A (SGA) a levar em consideração os aspectos culturais que caracterizam Mbanza Kongo, enquanto Património Mundial da Humanidade.
"Temos em Mbanza Kongo características culturais específicas que se deve ter em conta, para estarmos em consonância com o próprio carácter cultural da região.Há coisas no museu que podem servir de inspiração artística para esse trabalho. Há, também, características dos panos da época nos museus, que, talvez, possam, também, ajudar a caracterizar algumas salas do aeroporto "Nimi a Lukeni”, bem como quadros para dar mais o carácter regional e local”, sugeriu.
O governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, também, manifestou-se satisfeito com o ritmo das obras, acrescentando que, dentro de cinco meses, o local vai ter nova configuração.
Segundo Adriano Mendes de Carvalho, após a conclusão, o aeroporto "Nimi a Lukeni” vai agregar benefícios e alavancar as receitas turísticas para a província. "Este aeroporto enquadra-se nas exigências da UNESCO, pelo facto de Mbanza Kongo ter sido elevado a Património Mundial da Humanidade. Logicamente, vai trazer benefícios. Com a sua conclusão, haverá a tendência de se atrair mais gente e arrecadar receitas”.
De salientar que o novo aeroporto está a ser construído na localidade do Nkiende II, a cerca de 34 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, e vai ter uma pista de 3.500 metros de extensão, 45 de largura, bermas de 7.5 metros em cada lado e está projectado para operações de descolagem e aterragem de aeronaves do tipo Boeing 777-300ER.
O terminal vai ter uma área de 12.100 metros quadrados e 35,64 de altura de torre de controlo. Um edifício administrativo, um de operações, uma estação de combate aos incêndios, um terminal de carga e instalações auxiliares constam do empreendimento que gerou, até agora, 168 postos de trabalho, 33 dos quais chineses.
Prazos garantidos
O director do projecto de construção do aeroporto de Mbanza Kongo, afecto à Sociedade Gestora dos Aeroportos S.A (SGA), José Coelho, disse que o empreiteiro e a empresa fiscalizadora garantem o cumprimento dos prazos contratuais. Acrescentou que as obras começaram em Outubro de 2022, antecedidas pelo processo de desminagem, desmatação e limpeza da área.
"A execução física do novo aeroporto internacional de Mbanza Kongo está a 33 por cento. Em três meses, a terraplanagem da pista está a ser feita, estamos a fazer as fundações das edificações, nomeadamente dos terminais de passageiros e de carga, do Comando da Polícia Nacional, do edifício dos Bombeiros e da torre de controlo”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Província de Luanda realizou, esta terça-feira, uma campanha de limpeza e recolha de resíduos sólidos na floresta da Ilha, na capital do país, em alusão ao Dia Internacional das Florestas, que serviu, igualmente, para a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação e cuidado das florestas.
“Desporto é Saúde, Desporto é Vida”, foi o lema da acção de ginástica realizada pela Angola Telecom, no dia 19 de Março, no Pavilhão do Ferrovia em Luanda, a actividade enquadra-se no âmbito do 31º aniversário da empresa e em alusão ao Dia Do Pai.
Uma delegação da Provedoria de Justiça deslocou-se, segunda-feira, ao Zango 3/B, no município de Viana, em Luanda, para constatar a veracidade das informações postas a circular nas redes sociais, sobre demolições de casas de camponeses, sem observância dos procedimentos legais pela Administração Local, no dia 27 de Fevereiro.
Uma delegação angolana chefiada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai participar na Conferência das Nações Unidas sobre a Água, a decorrer entre os dias 22 e 24 do corrente, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, sob o lema “Acelerando Acção Rumo ao Futuro Sustentável”.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
Os presidentes da China e da Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, estiveram reunidos, esta terça-feira, pela segunda vez, depois de terem mantido um encontro na segunda-feira, sublinharam que vão colaborar a vários níveis.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.
O Kremlin adiantou, esta terça-feira, que o Presidente russo, Vladimir Putin, e o homólogo russo, Xi Jinping, tinham tido uma "exaustiva" troca de pontos de vista durante o seu primeiro dia de conversações e que tinham, ainda, discutido o plano de paz da China para a Ucrânia, avança o Notícias ao Minuto, que cita a agência Reuters.
Embora o foco esteja no conflito na Ucrânia, a União Europeia (UE) deu a entender, esta terça-feira, na abertura do 11.º Fórum Fiscal Africano, que "haver uma estratégia de crescimento para África é o nosso principal objectivo".
Pelo menos 238 pessoas foram detidas e 31 polícias feridos, nos confrontos entre os manifestantes e a polícia do Quénia, devido aos protestos dos últimos dias em várias cidades, anunciaram, esta terça-feira, as autoridades quenianas citadas pela imprensa europeia.
Mais de 200 mulheres de vários estratos sociais, provenientes de Luanda participam nesta terça-feira, numa excursão turística no município do Cuito Cuanavale, no quadro das celebrações dos 35 anos do dia da libertação da África Austral, que se assinala no próximo dia 23 de Março.