Sociedade

Ministro da Cultura e Turismo satisfeito com obras do aeroporto

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, mostrou-se satisfeito com o grau de execução física das obras de construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo, na província do Zaire, projectado no quadro da elevação da região à categoria de Património Mundial da Humanidade.

22/01/2023  Última atualização 06H55
Dentro de umano e três meses, a unidade aeroportuária entra em funcionamento para impulsionar o turismo no Zaire © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo

A satisfação foi manifestada, sexta-feira, pelo governante, no término de uma visita de trabalho de 48 horas ao Mbanza Kongo, onde, entre outras questões, avaliou o grau de implementação das recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O projecto de construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo, baptizado como "Nimi a Lukeni”, com  categoria internacional, está orçado em mais de 89 mil e 914 milhões de kwanzas. A execução física das obras está na ordem dos 33 por cento.

Segundo o ministro Filipe Zau, tanto o cronograma do projecto, que deve ser concluído dentro de 15 meses, como a execução física satisfazem o seu pelouro, acrescentando que a Sinohydro Corporation Limitada – Sucursal Angola que está engajada no cumprimento dos prazos contratuais.

Quanto à decoração, o ministro da Cultura e Turismo recomendou à Sociedade Gestora dos Aeroportos S.A (SGA) a levar em consideração os aspectos culturais que caracterizam Mbanza Kongo, enquanto Património Mundial da Humanidade.

"Temos em Mbanza Kongo características culturais específicas que se deve ter em conta, para estarmos em consonância com o próprio carácter cultural da região.Há coisas no museu que podem servir de inspiração artística para esse trabalho. Há, também, características dos panos da época nos museus, que, talvez, possam, também, ajudar a caracterizar algumas salas do aeroporto "Nimi a Lukeni”, bem como quadros para dar mais o carácter regional e local”, sugeriu.

O governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, também, manifestou-se satisfeito com o ritmo das obras, acrescentando que, dentro de cinco meses, o local vai ter nova configuração.

Segundo Adriano Mendes de Carvalho, após a conclusão, o aeroporto "Nimi a Lukeni” vai agregar benefícios e alavancar as receitas turísticas para a província. "Este aeroporto enquadra-se nas exigências da UNESCO, pelo facto de Mbanza Kongo ter sido elevado a Património Mundial da Humanidade. Logicamente, vai trazer benefícios. Com a sua conclusão, haverá a tendência de se atrair mais gente e arrecadar receitas”.

De salientar que o novo aeroporto está a ser construído na localidade do Nkiende II, a cerca de 34 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, e vai ter uma pista de 3.500 metros de extensão, 45 de largura, bermas de 7.5 metros em cada lado e está projectado para operações de descolagem e aterragem de aeronaves do tipo Boeing 777-300ER.

O terminal vai ter uma área de 12.100 metros quadrados e 35,64 de altura de torre de controlo. Um edifício administrativo, um de operações, uma estação de combate aos incêndios, um terminal de carga e instalações auxiliares constam do empreendimento que gerou, até agora, 168 postos de trabalho, 33 dos quais chineses.

 

Prazos garantidos

O director do projecto de construção do aeroporto de Mbanza Kongo, afecto à Sociedade Gestora dos Aeroportos S.A (SGA), José Coelho, disse que o empreiteiro e a empresa fiscalizadora garantem o cumprimento dos prazos contratuais. Acrescentou que as obras começaram em Outubro de 2022, antecedidas pelo processo de desminagem, desmatação e limpeza da área.

"A execução física do novo aeroporto internacional de Mbanza Kongo está a 33 por cento. Em três meses, a terraplanagem da pista está a ser feita, estamos a fazer as fundações das edificações, nomeadamente dos terminais de passageiros e de carga, do Comando da Polícia Nacional, do edifício dos Bombeiros e da torre de controlo”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade