Economia

Ministro britânico valoriza estrutura do Porto do Lobito

O ministro de Estado do Clima, Meio Ambiente e Energia do Reino Unido, Richard Benyon, considerou, quarta-feira, no Lobito, que a unidade portuária daquela cidade possui infra-estruturas à altura dos desafios de uma plataforma regional de transportes.

12/04/2024  Última atualização 12H07
Richard Benyon fala à imprensa no final de um encontro em Benguela © Fotografia por: Délio Malacriz | Edições Novembro
Richard Benyon referia-se ao Corredor do Lobito, para onde, um dia antes, na terça-feira, anunciou fundos britânicos de 500 milhões de dólares para financiar a construção de infra-estruturas.

"Eu sou ministro do pelouro marítimo, já andei por vários portos pelo mundo, mas fiquei surpreendido com este porto: está equipado com o potencial aceitável e apresenta-se como  chave do projecto ambicioso  no quadro do Corredor nesta região. O Porto do Lobito vai conferir um impacto positivo”, afirmou.

Richard Benyon declarou que o Governo do seu país esta interessado em dar todo o apoio ao projecto do Corredor do Lobito, devido ao seu impacto relevante no desenvolvimento económico e na cadeia de valor na região Austral para a Europa.

O ministro afirmou que o Reino Unido é um verdadeiro parceiro do Governo angolano e considerou que as relações bilaterais nunca foram tão importantes como agora, algo que garantiu que vai dizer aos empresários do seu país. "Levo a mensagem para os homens de negócios britânicos de que Angola está aberta para negócios, investimentos e oportunidades”, disse.

Destacou como fundamentais na evolução da cooperação internacional estabelecida para o desenvolvimento do corredor, o interesse da União Europeia e dos Estados Unidos (EUA) no desenvolvimento das plataformas logísticas, bem como a concessão do Terminal de Carga Geral e Contentores do Porto do Lobito.

"O meu encontro  com a concessionária foi vital para entender a natureza da integração deste projecto: Eles responderam às minhas questões muito bem e eu saio daqui satisfeito”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia