Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
O ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, apelou aos representantes africanos a traçarem parcerias que desenvolvam e acrescentem valores nos recursos minerais já existentes.
Diamantino Azevedo, que interveio à margem do oitavo Congresso e Exposição de Petróleo Africano, realçou que os quadros africanos do sector devem trabalhar em conjunto, para que os resultados do sector sejam um êxito em toda a cadeia energética.
África tem acima de 125 mil milhões de barris de reservas comprovadas de petróleo e mais de 500 triliões de pés cúbicos de gás sem tecnologia ocidental. Para o titular do sector Petrolífero angolano, é necessário que se aposte mais nas energias renováveis, fazendo com que as empresas do sector sejam mais profissionais, para que, efectivamente, se tornem num núcleo que congregue todos os produtores petrolíferos de África.
No caso específico de Angola, referiu o ministro, existem várias infra-estruturas que devem ser exploradas, aproveitando a capacidade técnica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, agora alargado para acudir as necessidades das áreas de energias renováveis , hidrogénio e minerais, que inclui carros eléctricos e outros.
Por um lado, Diamantino Azevedo defendeu que o actual contexto é uma boa fase para Angola continuar a desenvolver a indústria de petróleo, porque a circunstância actual obriga os países africanos a dedicarem-se mais em aspectos tecnológicos e a explorarem as riquezas e infra-estruturas existentes por mais algumas décadas.
Como exemplo, destacou, existe no sector o Instituto Superior Tecnológico que, na sua óptica, é mal aproveitado. Neste contexto, Diamantino Azevedo tem incentivado que a Sonangol preste maior atenção a recursos como lítio, cobalto, zinco e outros minerais que o país dispõe.
A Sonangol tem ainda vários navios de transporte de gás e crude e dois navios sonda de última geração, em pleno funcionamento, que devem ser melhor utilizados, conforme recomenda Diamantino Azevedo. Os navios, esclareceu, estão a ser geridos por uma empresa privada e devem passar para a Sonangol quando terminar o contrato.
"Ao fecharmos acordos comerciais e bilaterais entre países do continente, podermos debater os problemas comuns existentes na indústria petrolífera, procurar soluções intra-africana, para que os Estados continuem a ter uma indústria de hidrocarbonetos robusta e cada vez mais independente”, frisou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.