Sociedade

Ministra Teresa Rodrigues Dias entregou kits de trabalho a jovens recém-formados

Fernando Neto | Kindege

Jornalista

Cláudio José Domingos, Luís Fernandes e Adão Miguel Cassua, agricultor, jardineiro e electricista civil, respectivamente, constam do grupo de 99 beneficiários de kits de ferramentas de trabalho e micro-crédito, no município do Tomboco, província do Zaire, cuja cerimónia de entrega destes bens, ocorreu, ontem, durante o lançamento do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) na localidade.

14/07/2021  Última atualização 11H00
Ministra Teresa Rodrigues Dias entregou kits de trabalho a jovens recém-formados © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro| Mbanza Kongo
No acto, orientado pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, 54 jovens, formados pelo Instituto de Formação Profissional (Inefop), foram contemplados com micro-créditos, através de cartão de débito com um montante de 320 mil kwanzas, para o fomento das suas actividades.

"Recebi uma moto-cultivadora e respectivas alfaias para desbravar a terra, uma pulverizadora, moto-bomba entre outros inputs agrícolas”, disse, à nossa reportagem Cláudio Domingos, representante da cooperativa Carmo-Luísa.
Por sua vez, Adão Cassua, electricista, 28 anos, também beneficiário de um kit de trabalho, sublinhou que, está melhor preparado para prestar serviços. "Agora vou abrir um escritório para melhor servir a clientela,” frisou .

Na oportunidade, a ministra Teresa Rodrigues Dias disse que, o testemunho dos jovens contemplados pelo PAPE, constitui uma forte razão para o Executivo continuar a implementar programas de fomento à empregabilidade, sobretudo, aqueles que se destinam ao combate à fome e à pobreza, para o aumento da renda e do bem-estar das famílias angolanas.

"Ao longo de dois dias de trabalho aqui na província do Zaire, foi possível constatar as potencialidades desta região nos domínios da Agricultura, Pescas, Agro-negócio, Turismo e em outros sectores que podem gerar novos postos de trabalho e fazer crescer a economia local”, disse.

Segundo a governante, a aposta dos jovens nos cursos técnico-profissionais pode fazer toda a diferença, pois estarão melhor preparados para enfrentar o mercado de trabalho, bem como para garantir a sustentabilidade dos negócios e das suas famílias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade