Desporto

Ministra orienta líderes federativos

Com a criação da Federação Angolana das Artes Marciais Mistas (MMA) nenhum atleta pode competir em nome de Angola, sem a autorização da instituição recentemente constituída, presidida por Armando Diogo.

22/05/2021  Última atualização 08H35
Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto © Fotografia por: Edições Novembro
A proibição foi anunciada, ontem, pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, durante o encontro mantido com os presidentes das Federações de MMA, Patinagem, Ciclismo e do Williete de Benguela.

"Temos visto atletas a competir nas diferentes provas, conquistam títulos mundiais em nome de Angola. Inclusive fazem fotos com a bandeira, mas não recebemos qualquer informação sobre a saída dos mesmos. Ficamos a saber por meio dos órgãos de Comunicação Social. Isso não pode voltar a acontecer”, disse a titular da pasta dos Desportos.

Infelizmente, acrescentou a ministra, a Federação de Artes Marciais Mistas não está incluída no Orçamento Geral do Estado do presente ano. "Portanto, vão viver à base de patrocínio. Podem juntar-se ao Comité Olímpico e à Federação de Basquetebol, pois têm muita experiência”.

Armando Diogo fez saber que a meta é organizar a modalidade, assumir brevemente a Região VI, em substituição da Zâmbia, e no final do ano organizar o primeiro Campeonato Nacional.

No encontro, Wilson  Faria, número um da formação benguelense, apresentou a intenção de gerir o Estádio da Ombaka e conta com dois projectos, sendo um comercial e outro desportivo. Segundo a ministra, não basta a intenção. Antes, é preciso participar de um concurso público. "As infra-estruturas não podem continuar a degradar-se, embora tenham sido feitos trabalhos mínimos. Mas a lei não permite adjudicação directa. Devem concorrer no concurso público a ser lançado em breve”, sublinhou a ministra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto