O colégio de comissários europeus vai estar reunido, esta quinta-feira, para abordar novos apoios para a Ucrânia, com o governo daquele país, em Kyiv, na sequência do conflito com a Rússia.
O Papa apelou, quarta-feira, à “deposição das armas” e ao fim do “ciclo de violência” na República Democrática do Congo (RDC) numa missa perante mais de dois milhões de pessoas reunidas no Aeroporto Internacional de Kinshasa.
A ministra de Género e Cultura de Uganda, Peace Mutuuzo, cancelou pelo menos sete casamentos envolvendo meninas, incluindo o de uma menina de 9 anos do distrito de Sembabule.
nas muito jovens, sendo o mais recente de uma de 9 anos, do distrito de Ssembabule”, disse Mutuuzo, durante um simpósio organizado, na sexta-feira, em Kampala, pelo Ministério de Género.
"O homem havia colocado um veículo V8 no complexo e o casamento estava acontecendo na casa dos pais da menina em Ssembabule. Alguém me avisou sobre isso. Eu imediatamente fui lá e parei o casamento e pedi à polícia para assumir o controlo , detalhou. Peace Mutuuzo disse ainda que a prática de as famílias obrigarem as filhas menores a casar em troca de gado é generalizada nas comunidades pastoris.
"Algumas poucas mulheres aparecem nos bastidores e informam secretamente aos responsáveis que seus maridos estão planejando casar suas filhas pequenas. Quando você se casar com uma criança de 9 anos, que tipo de parceiro você terá para debater com questões de importância nacional?”, questionou a ministra.
A Constituição do Uganda de 1995 e a Lei da Criança (2016) estabelecem que a idade mínima legal para o casamento é de 18 anos.
As leis não permitem que menores de idade se casem. De acordo com a Constituição, criança é o menino ou menina com menos de 18 anos. A Constituição também estabelece que o casamento deve ser celebrado com o livre consentimento do homem e da mulher que pretendem se casar.
Em Junho, o Governo lançou uma estratégia nacional para acabar com o casamento infantil e a gravidez na adolescência no país até 2026.
A estratégia, desenvolvida pelo Ministério de Género, Trabalho e Desenvolvimen-to Social, concentra-se em quatro áreas principais: educação, resiliência e meios de subsistência, saúde e nutrição e protecção infantil.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Congresso Nacional Africano (ANC), considerou que a actual crise de energia eléctrica no país se resolve em 15 meses com a implementação do estado de calamidade nacional. “A medida ajudará a avançarmos com celeridade. A meta de fazer isso este ano pode ser alcançada. A aquisição de compras será mais rápida e os recursos para intervenções, principalmente para manutenção, serão disponibilizados”, declarou o secretário-geral do partido, Fikile Mbalula, citado esta quarta-feira pela Reuters.
A Guiné Equatorial ganhou, pela primeira vez na história, uma mulher como primeira-ministra, após o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ter nomeado Manuela Roka Botey para o cargo, noticiou, esta quarta-feira, o Africanews.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.