Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.
A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, defendeu, esta segunda-feira, maior celeridade na restauração do Parque Nacional do Iona, no âmbito de um memorando com a organização “African Park”.
Ana Paula de Carvalho, que cumpre uma visita de trabalho de dois dias ao Namibe, lembrou ter se realizado já a primeira reunião do comité deste memorando relativo ao Parque Nacional do Iona, razão pela qual se deslocou pessoalmente para constatar o que está a ser feito.
"Há necessidade de fazer essa constatação no local, vermos como andam as coisas e onde precisamos fazer alguns acertos, para que os trabalhos tenham maior celeridade, mas com a qualidade devida”, disse.
A ministra Ana Paula de Carvalho indicou que existe um programa de trabalho que, depois da reunião do comité, vai se aferir o que está feito, para ver se se adequa ou se há necessidade de eventuais acertos.
Ana Paula de Carvalho referiu que, com o parque funcional, o Executivo vai poder fomentar o turismo e arrecadar receitas para o parque e para a própria província, que tem potencial turístico.
O African Park é uma organização sul-africana, sem fins lucrativos, que está a desenvolver, desde 2019, o projecto de restauração ecológica do Parque Nacional do Iona, na província do Namibe, no âmbito da parceria de co-gestão público-privada, assinada com o Governo angolano. Prevê-se um investimento de cinco milhões de dólares, em cinco anos, estando já empregues, até ao momento, dois milhões de dólares.
O Parque Nacional do Iona está localizado no Sudoeste, a cerca de 235 quilómetros da cidade de Moçâmedes. Estende-se desde as dunas de areia junto ao Oceano Atlântico até ao Leste, às montanhas Tchamalinde, ocupando uma área de 15.150 quilómetros quadrados. Os seus limites naturais são, a Norte, o rio Curoca e, a Sul, o rio Cunene, a Oeste os rios Cunene e Curoca e a Leste o rio dos Elefantes.
O local é ideal para explorar o deserto ou a foz do rio Cunene, conhecer as tribos locais, encontrar histórias dos antepassados nas pinturas rupestres, com cerca de 20.000 anos, ou ainda apreciar um dos expoentes da natureza, como a maior e mais antiga Welwitchia Mirabilis, planta endémica do deserto do Namibe, com o formato de um polvo.
Aterro sanitário
Ana Paula de Carvalho felicitou o Governo Provincial pela construção do aterro sanitário, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), apesar de reconhecer estarem a faltar algumas infra-estruturas complementares, razão pela qual se faz acompanhar de alguns técnicos da Agência Nacional de Resíduos, para verificarem o que falta e quais os passos subsequentes.
A ministra destacou, igualmente, a existência, no Namibe, de um Centro Agro-ecológico, ao lado de outros no país, salientando que foram construídos para ensinar as comunidades a fazer uma agricultura amiga do ambiente. "É nesse sentido que vimos ver os imputs que temos que dar para torná-los mais dinâmicos”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO jornalista Rafael Marques foi condecorado, pelo Rei Filipe da Bélgica, fruto do activismo e da denúncia contra a corrupção, na sequência da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país a Angola.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, esclareceu, num comunicado, que o vôo de Windhoek com destino a Luanda, agendado para terça-feira, foi cancelado por motivos de segurança e na correcta aplicação das leis do sector, após ter registado uma avaria no sistema eléctrico das asas da aeronave.
A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.