Política

Ministra de Estado enaltece figura de Agostinho Neto

O primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, representa o maior símbolo da liberdade e da luta pela auto-determinação de Angola, disse esta sexta-feira (17), em Menongue, Cuando Cubango, a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira.

17/09/2021  Última atualização 15H33
© Fotografia por: DR

A ministra de Estado para Área Social que falava no acto central das comemorações do 99 aniversário de Agostinho Neto, referiu que o fundador na Nação se encontra além dos partidos políticos, porque representa todo nacional, uma figura que cada angolano de bem se deve rever.


"Neto é também símbolo e expoente da cultura angolana, pelo que nele se devem rever as novas gerações de angolanos, de modo a que se saiba reforçar a identidade nacional e preservar a genuína idiossincrasia de todos nos mais diversos domínios”, destacou.

Carolina Cerqueira lembrou que foi no Cuando Cubango que, com as batalhas do Cuito Cuanavale e a vitória sobre o então exército racista sul-africano, foram criadas as premissas para a independência da Namíbia, para o fim do regime do apartheid e mudanças profundas na África do Sul e para a libertação Austral, factores que contribuíram para o desenvolvimento de Angola e dos países da região.

Segundo a ministra de Estado, passados 40 anos, hoje a profecia de Neto continua a ser uma preocupação do Executivo expressa nos esforços para a pacificação da região dos Grandes Lagos e da África em geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política