Angola e a Côte d’Ivoire assinaram, segunda-feira, em Abidjan, a Minuta do Contrato de Isenção de Visto para passaportes oficiais, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Angola esteve representada, esta segunda-feira, no último dia da II Conferência Parlamentar Internacional Rússia-África num Mundo Multipolar, que decorre desde domingo, em Moscovo.
A ministra de Estado para a Área Social destacou, quarta-feira, em Luanda, a importância da formação de quadros para os desafios do desenvolvimento do país.
Dalva Ringote referiu-se ao assunto durante a tomada de posse de Martinho Bangula Katúmua e Nyanga Vianda Tyitapeka, nomeados pelo Presidente da República, nos cargos de coordenador-adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, para a Área Técnica de Programação, Acompanhamento e Avaliação, e para a Área Técnica de Gestão Tecnológica e Informação, respectivamente.
Na cerimônia, realizada na Cidade Alta, a ministra de Estado Dalva Ringote ressaltou a importância da formação de quadros para os desafios do desenvolvimento do país, desejando aos empossados sucessos e maior abnegação possível.
Sublinhou, na ocasião, que os recém-nomeados têm a "responsabilidade de garantir a coordenação e articulação com os sectores responsáveis pela implementação do plano”, destacando a necessidade imperiosa de os empossados assegurar que "os programas neles contidos, tenham a capacidade de dar as respostas necessárias aos desafios da formação”.
A ministra de Estado para Área Social realçou que o país conta com um importante instrumento de gestão, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros, actualmente denominado "Angola Capital humano 2022/2035”, tendo esclarecido ser um "documento programático”.
"Este instrumento vai apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualificativo do potencial dos angolanos, assegurar a formação qualitativa do potencial angolano e garantir, de tal forma, que venha a contribuir para o crescimento e desenvolvimento do nosso país”, afirmou, para em seguida sublinhar que os programas previstos correspondem às necessidades para que o nosso país atinja o desenvolvimento económico e social.
Dalva Ringote apelou aos novos membros da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadro a trabalhar com os Ministérios da Educação e do Ensino Superior, tendo em vista os propósitos do alcance da satisfação qualitativa e quantitativa do sector.
Os empossados juraram fidelidade à pátria, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição, respeitar e fazer respeitar as leis e realizar com zelo e dedicação as funções para as quais foram confiados. Presenciaram a cerimónia, os titulares dos Ministérios da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Educação e do Ensino Superior.
Órgão de apoio especializado
A Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, criada em despacho do Presidente da República, é um órgão de apoio técnico especializado na análise, programação, gestão e avaliação de projectos de formação e capacitação de quadros.
Foi criada no quadro da estratégia e do Plano Nacional de Formação de Quadros, sendo um órgão especializado destinado a prestar apoio técnico aos departamentos ministeriais, directamente responsáveis pela implementação do referido plano, bem como estruturar e organizar o respectivo sistema de informação e as diferentes bases de dados que o suportam.
O Plano Nacional de Formação de Quadros visa concretizar a Estratégia Nacional de Formação de Quadros, definida pelo Executivo, através de programas de acção que contribuam para a produção de resultados concretos, cuja obtenção exige a preparação e implementação de um número elevado de acções e medidas de natureza complexa, que envolvem diversas entidades e um trabalho técnico de base.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, para o seu homólogo ivoirense, Alassane Dramane Ouattara, foi entregue, na tarde desta segunda-feira, em Abidjan, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Uma equipa de responsáveis e quadros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e da Provedoria de Justiça, a partir desta terça-feira, vai participar no III Fórum Mundial dos Direitos Humanos, a decorrer até sexta Feira, 23 de Março, em Buenos Aires, na Argentina.
O Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta segunda-feira, Edilson Paulo Agostinho para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, em substituição de Francisco João de Carvalho Neto.
As autoridades vietnamitas anunciaram, esta segunda-feira, que apreenderam sete toneladas de marfim proveniente de Angola, o maior carregamento deste tipo interceptado nos últimos anos, avança a AFP, citada pela Lusa.
O angolano Paulo da Conceição de Carvalho é o único africano convidado a participar num colóquio sobre o “Nacionalismo Cristão Ressurgente Racializado”, que decorre, de hoje até sexta-feira, na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Vários coordenadores de ensino de jovens e de adolescentes receberam um seminário, esta segunda-feira, no Bié, por parte do Gabinete Provincial da Educação, para que possam capacitar outros coordenadores no empreendimento de uma nova dinâmica, quer seja no processo de cadastro, quer seja no processo de monitoria.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .