Política

Ministra de Estado destaca importância da formação de quadros no país

Paulo Caculo

Jornalista

A ministra de Estado para a Área Social destacou, quarta-feira, em Luanda, a importância da formação de quadros para os desafios do desenvolvimento do país.

26/01/2023  Última atualização 08H24
Ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, pediu empenho e responsabilidade aos membros recém-empossados da Unidade Técnica de Gestão © Fotografia por: Contreiras Pipa | edições novembro

Dalva Ringote referiu-se ao assunto durante a tomada de posse de Martinho Bangula Katúmua e Nyanga Vianda Tyitapeka, nomeados pelo Presidente da República, nos cargos de coordenador-adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, para a Área Técnica de Programação, Acompanhamento e Avaliação, e para a Área Técnica de Gestão Tecnológica e Informação, respectivamente.

Na cerimônia, realizada na Cidade Alta, a ministra de Estado Dalva Ringote ressaltou a importância da formação de quadros para os desafios do desenvolvimento do país, desejando aos empossados sucessos e maior abnegação possível.

Sublinhou, na ocasião, que os recém-nomeados têm a "responsabilidade de garantir a coordenação e articulação com os sectores responsáveis pela implementação do plano”, destacando a necessidade imperiosa de os empossados assegurar que "os programas neles contidos, tenham a capacidade de dar as respostas necessárias aos desafios da formação”.

A ministra de Estado para Área Social realçou que o país conta com um importante instrumento de gestão, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros, actualmente denominado "Angola Capital humano 2022/2035”, tendo esclarecido ser um "documento programático”.

"Este instrumento vai apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualificativo do potencial dos angolanos, assegurar a formação qualitativa do potencial angolano e garantir, de tal forma, que venha a contribuir para o crescimento e desenvolvimento do nosso país”, afirmou, para em seguida sublinhar que os programas previstos correspondem às necessidades para que o nosso país atinja o desenvolvimento económico e social.

Dalva Ringote apelou aos novos membros da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadro a trabalhar com os Ministérios da Educação e do Ensino Superior, tendo em vista os propósitos do alcance da satisfação qualitativa e quantitativa do sector.

Os empossados juraram fidelidade à pátria, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição, respeitar e fazer respeitar as leis e realizar com zelo e dedicação as funções para as quais foram confiados. Presenciaram a cerimónia, os titulares dos Ministérios da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Educação e do Ensino Superior.

 

  Órgão de apoio especializado

A Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, criada em despacho do Presidente da República, é um órgão de apoio técnico especializado na análise, programação, gestão e avaliação de projectos de formação e capacitação de quadros.

Foi criada no quadro da estratégia e do Plano Nacional de Formação de Quadros, sendo um órgão especializado destinado a prestar apoio técnico aos departamentos ministeriais, directamente responsáveis pela implementação do referido plano, bem como estruturar e organizar o respectivo sistema de informação e as diferentes bases de dados que o suportam.

O Plano Nacional de Formação de Quadros visa concretizar a Estratégia Nacional de Formação de Quadros, definida pelo Executivo, através de programas de acção que contribuam para a produção de resultados concretos, cuja obtenção exige a preparação e implementação de um número elevado de acções e medidas de natureza complexa, que envolvem diversas entidades e um trabalho técnico de base.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política