Cultura

Ministra de Estado Dalva Ringote participa na Semana Africana em Paris

Uma delegação chefiada por Dalva Maurícia Ringote Allen, ministra de Estado para a Área Social, participa, desde segunda-feira, nas celebrações da Semana Africana, na Organização das Nações Unidas para Cultura, Ciência e Educação (UNESCO), em Paris.

07/06/2023  Última atualização 07H15
Dalva Maurícia Ringote Allen, ministra de Estado para a Área Social © Fotografia por: Edições Novembro
A cerimónia de abertura foi presidida pela antropólo-ga Ana Maria de Oliveira, a embaixadora e delegada permanente de Angola naquela organização das Nações Unidas, na qualidade de presidente do Grupo Africano.

A ministra de Estado para a Área Social, visando mostrar o reforço do compromisso do Estado angolano, também discursou na cerimónia, que contou, igualmente, com a participação de Edouard Firmin Matolo, director-geral adjunto para a Prioridade África e Relações Internacionais da UNESCO.

A cerimónia foi abrilhantada com um momento cultural, que contou com o virtuosismo dos tchinganjes de um grupo de Dança Cokwe, que levou os seus ritmos e movimentos à arena parisiense.

Conforme o tema do ano escolhido pela União Africana, que neste ano está dedicado ao Acordo de Estabelecimento da Zona de Livre Comércio Continental Africana (ZLEC), excepcionalmente a edição da Semana Africana na UNESCO está a ser celebrada em duas fases: uma primeira que coincidiu com o dia 25 de Maio, Dia de África, enquanto para a Jornada de África da União Africana e a Semana Africana na UNESCO realizam-se, até sexta-feira, diversas actividades.

Além das audiências políticas e diplomáticas realizadas na UNESCO, nomeadamente com Edouard Firmin Matoko e com Gabriela Ramos, que é a directora-geral adjunta para as Ciências Sociais e Humanas, a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Maurícia Ringote Allen, tem cumprido uma agenda marcadamente artística e cultural mais vasta, que inclui visitas guiadas como a que realizou, ontem, na Biblioteca do Centro Cultural Georges Pompidou.

A Semana Africana na UNESCO é um evento interdisciplinar que conta com uma mostra de cinema, um bazar, uma feira do livro, uma feira do artesanato, uma série de conferências e um desfile de moda, que, nesta edição, conta com a presença da estilista angolana Nadir Tati e a exposição de arte conta com peças de tapeçaria de Belmira Secco. A Semana Africana na UNESCO encerra sexta-feira, com a realização de uma gala.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura