Política

Ministra das Pescas preside acto do Dia Mundial do Mar

Victor Mayala | Soyo

Jornalista

A cidade petrolífera do Soyo, na província do Zaire, acolhe, hoje, o acto oficial nacional das celebrações do Dia Mundial do Mar, a ser orientado pela ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen dos Santos.

29/09/2022  Última atualização 06H10
Carmen dos Santos © Fotografia por: kindala Manuel | Edições Novembro
O programa refere que, durante o acto, os participantes vão fazer distintas abordagens temáticas, entre as quais "Novas tecnologias para um transporte mais ecológico”, "Projecto de maricultura marinha”, "Acesso a créditos” e "Gestão de cooperativas”. A institucionalização da efeméride funda-se no propósito de chamar a atenção para a importância dos mares e oceanos e consciencializar as pessoas dos impactos das acções humanas nos oceanos, mobilizando a população mundial para a sua conservação.

Este dia chama, igualmente, a atenção para a importância da segurança e protecção da navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e para a protecção do ambiente marinho.

O tema genérico deste ano é "Novas Tecnologias para uma Navegação mais Verde” e alerta para a necessidade de apoiar a transição verde do sector marítimo, tendo em vista garantir a sua sustentabilidade futura e sem deixar ninguém para trás num mundo pós-pandemia. 

Cobrindo mais de 70 por cento do planeta Terra, os oceanos são um dos pulmões do planeta, produzindo grande parte do oxigénio que se respira, influenciando o clima, para além de fornecer alimentos e energia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política