Sociedade

Ministra da Saúde felicita os profissionais do sector

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, saudou, quinta-feira, em Luanda, a classe médica pelos sacrifícios consentidos em prol de um melhor serviço a toda a população.

27/01/2023  Última atualização 09H20
Sílvia Lutucuta agradeceu os médicos, angolanos e estrangeiros, pelo empenho demonstrado no trabalho © Fotografia por: Edições de Novembro

Sob o  lema "Médicos unidos, confiantes, usar vidas para salvar vidas”, o Dia do Médico Angolano, celebrado quinta-feira, serve, como referiu a ministra, de reflexão sobre o apoio contínuo que o sistema nacional de saúde tem de dar à classe de profissionais para manter a resiliência do sector.

Todavia, reconheceu, ainda há muito a ser feito nas unidades sanitárias, para se oferecer condições excelentes a todos os profissionais, nacionais e estrangeiros, que diariamente, salvam vidas.

Para ultrapassar algumas destas dificuldades, o Executivo, acrescentou, tem investido fortemente em infra-estruturas a todos os níveis, com a construção de novos hospitais, a admissão de novos médicos, bem como na formação especializada e contínua.

Durante a mensagem por ocasião da data, Sílvia Lutucuta reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde (MINSA) de melhorar as condições de trabalho, voltado aos cuidados primários de saúde, bem como na valorização dos profissionais e o acesso de qualidade ao serviço em todos os lugares e momentos.

 

Mais profissionais

O director do Gabinete provincial da Saúde defendeu, ontem, o reforço de recrutamento de novos profissionais do sector para acudir um maior número de pacientes.

Manuel Varela disse, à margem de uma palestra por ocasião do Dia do Médico Angolano, realizada pelo Secretariado do MPLA, em Luanda, que há ainda uma insuficiência de médicos no país. "Os médicos têm sido poucos para atender a demanda existente”.

Sobre o Dia do Médico Angolano, referiu que é uma data de reflexão e reconhecimento merecido a classe pelo seu trabalho diário de salvar vidas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade