A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participa, neste momento, da cerimónia de lançamento do “Programa de Mentoria para Promover a Inclusão de Mulheres no Sector Petrolífero em Angola” (MUHATU), que decorre, em Luanda.
Mais de 60% da população em Angola, vive no meio rural e tem a floresta como fonte de alimento, de produtos florestais não madeireiros para o bem-estar e de meios de subsistência, reportou, esta terça-feira, o Ministério da Agricultura e Florestas.
A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, trabalhou, quarta-feira, no município do Luau, onde avaliou o andamento das obras de reabilitação e ampliação do Hospital Municipal do Luau, no Moxico, que fica concluído até Abril deste ano, de acordo com informações do empreiteiro.
Durante a visita, a ministra destacou o facto de as obras, iniciadas em Janeiro de 2021, estarem com um grau de execução de 90 por cento, faltando apenas alguns detalhes para o término. Após a conclusão, sublinhou, o hospital vai ter a capacidade para 108 camas, das quais 30 pediátricas, assim como prestar uma maior diferenciação entre os serviços médicos e cirúrgicos.
Depois de concluída as obras, afirmou a ministra, o Hospital do Luau vai ser a quarta maior unidade sanitária do Moxico, a dispor além das 108 camas, uma morgue, três laboratórios e dois Blocos Operatórios.
Além de beneficiar as populações locais, o hospital, cujas obras estão orçadas em mais de três mil milhões de kwanzas, vai atender pacientes vindo dos municípios vizinhos do Luacano, Muconda, da província da Lunda-Sul e também da República Democrática do Congo.
Em relação a capacidade técnica para acompanhar a construção destas novas unidades, Sílvia Lutucuta adiantou que o número de quadros do sector aumentou com a realização, em 2022, de um concurso público onde foram admitidos oito mil novos profissionais, alguns deles colocados na província do Moxico.
"Em circunstâncias normais estes quadros podem dar resposta aos projectos ligados a saúde, criados dentro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). Além destes, caso haja necessidade, novos profissionais podem ser admitidos no próximo concurso público”, garantiu.
A questão do alojamento dos profissionais de saúde enviados a trabalhar no Moxico foi garantida, explicou a ministra, com a construção, dentro do perímetro hospitalar, de dez residências, tipo T2.
Ao longo da visita, de quatro horas, a ministra da Saúde manteve, também, um encontro com as autoridades sanitárias locais, onde ouviu as principais preocupações e informações sobre o estado actual do sector no Moxico.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Província de Luanda realizou, esta terça-feira, uma campanha de limpeza e recolha de resíduos sólidos na floresta da Ilha, na capital do país, em alusão ao Dia Internacional das Florestas, que serviu, igualmente, para a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação e cuidado das florestas.
“Desporto é Saúde, Desporto é Vida”, foi o lema da acção de ginástica realizada pela Angola Telecom, no dia 19 de Março, no Pavilhão do Ferrovia em Luanda, a actividade enquadra-se no âmbito do 31º aniversário da empresa e em alusão ao Dia Do Pai.
Uma delegação da Provedoria de Justiça deslocou-se, segunda-feira, ao Zango 3/B, no município de Viana, em Luanda, para constatar a veracidade das informações postas a circular nas redes sociais, sobre demolições de casas de camponeses, sem observância dos procedimentos legais pela Administração Local, no dia 27 de Fevereiro.
Uma delegação angolana chefiada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai participar na Conferência das Nações Unidas sobre a Água, a decorrer entre os dias 22 e 24 do corrente, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, sob o lema “Acelerando Acção Rumo ao Futuro Sustentável”.
Os presidentes da China e da Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, estiveram reunidos, esta terça-feira, pela segunda vez, depois de terem mantido um encontro na segunda-feira, sublinharam que vão colaborar a vários níveis.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.
O Kremlin adiantou, esta terça-feira, que o Presidente russo, Vladimir Putin, e o homólogo russo, Xi Jinping, tinham tido uma "exaustiva" troca de pontos de vista durante o seu primeiro dia de conversações e que tinham, ainda, discutido o plano de paz da China para a Ucrânia, avança o Notícias ao Minuto, que cita a agência Reuters.
Embora o foco esteja no conflito na Ucrânia, a União Europeia (UE) deu a entender, esta terça-feira, na abertura do 11.º Fórum Fiscal Africano, que "haver uma estratégia de crescimento para África é o nosso principal objectivo".
Uma delegação da Provedoria de Justiça deslocou-se, segunda-feira, ao Zango 3/B, no município de Viana, em Luanda, para constatar a veracidade das informações postas a circular nas redes sociais, sobre demolições de casas de camponeses, sem observância dos procedimentos legais pela Administração Local, no dia 27 de Fevereiro.
Mais de 200 mulheres de vários estratos sociais, provenientes de Luanda participam nesta terça-feira, numa excursão turística no município do Cuito Cuanavale, no quadro das celebrações dos 35 anos do dia da libertação da África Austral, que se assinala no próximo dia 23 de Março.
Pelo menos 550 pessoas foram detidas na África do Sul durante os protestos de segunda-feira do partido Combatentes da Liberdade Económica (EFF, na sigla inglesa), de esquerda radical, anunciou a Polícia Sul-Africana (SAPS), afirmando que mantém os efetivos em alerta máximo.