O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
Os magistrados do Ministério Público analisaram, em Luanda, o Estatuto Orgânico, com vista a um melhor enquadramento e posicionamento das competências, para dar uma melhor resposta à actividade da Justiça.
O vice-procurador-geral da República, Mota Liz, defendeu, durante a Conferência Nacional dos Magistrados do Ministério Público, que a consolidação do actual estatuto e pensar o papel do Ministério Público na dimensão pedagógica e discutir aspectos ligados à organização e funcionamento.
Mota Liz abordou, na segunda-feira, o tema sobre a autonomia e a independência do Ministério Público, tendo sublinhado a necessidade de se consolidar o actual estatuto para definir um modelo próprio da organização do Estado Democrático e de Direito, do funcionamento do Sistema Judiciário, dos direitos fundamentais e o cumprimento da Lei no seu todo.
Segundo o prelector, é preciso pensar na organização, nas condições de trabalho, na preparação dos magistrados: "Precisamos de consolidar aquilo que o estatuto já define. A Constituição define que o Ministério Público, como uma instituição essencial para a realização da justiça, estabelece um conjunto de competências vastas, consagra a autonomia”.
Disse que o mais importante é como consolidar este estatuto e colocá-lo ao serviço da nação, para que cada magistrado do Ministério Público cumpra a sua função. "Tem este estatuto, não um estatuto que alimenta a sua vaidade, mas um estatuto que sirva a função social, que a lei seja para todos, respeitada e que os tribunais funcionem com independência”, acrescentou.
"Que a justiça seja feita, que defenda os mais fracos, os ausentes, os incapazes e os trabalhadores”, realçou, observando que a consolidação do actual estatuto deve permitir o exercício da acção penal e da estabilidade.
Por seu turno, o advogado e docente universitário Benja Satula dissertou sobre "A estrutura do Ministério Público em Angola Mudanças que se recomendam” e defendeu a autonomia do Ministério Público.
A Conferência Nacional do Sindicato Nacional dos Magistrados do Ministério Público decorreu no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, segunda e terça-feira. Os magistrados discutiram temas como "Autonomia e Independência do Ministério Público”, "A Estrutura do Ministério Público em Angola - Mudanças que se recomendam”, "A garantia dos direitos com incidência colectiva” e "A relação com os órgãos de Polícia Criminal e o juiz da garantia”.
Diálogo com o Sindicato
O vice-procurador-geral da República afirmou que a PGR está aberta ao diálogo com o Sindicato Nacional dos Técnicos de Justiça que reivindicam a satisfação dos seus direitos.
"Nós estamos com uma abertura plena. Aquilo que, for bom para melhoramos, serve a Procuradoria, serve o Estado e serve para a Nação. Daí que o diálogo é permanente”, disse Mota Liz, sublinhando que "num diálogo há cedências”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.