Sociedade

Ministério lança cartilha para mudança de comportamento

Alberto Quiluta

Jornalista

“A Cartilha do Jovem Exemplar”, é um instrumento de informação, educação e comunicação para a mudança de comportamento da juventude no país”. A afirmação é do secretário de estado da Juventude, Fernando João, quando falava no lançamento da Cartilha que conta com 30 princípios.

25/11/2021  Última atualização 07H00
Secretário de Estado para a Juventude Fernando João durante o lançamento da Cartilha © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro
De acordo com o governante, a ferramenta serve para exemplificar, descrever os princípios, valores e melhores formas de sã convivência na sociedade, pelo que incentivou os líderes juvenis, no sentido de levarem a mensagem para todos os jovens nos municípios, distritos e comunas de modo a promover a educação cívica e patriótica da juventude e incentivar o envolvimento nos desafios do presente e do futuro do país.

O secretário de Estado apelou às demais organizações juvenis a dedicarem-se na nobre tarefa de promover os valores morais e cívicos que visam prevenir e combater os males na educação para a cidadania principalmente no seio da juventude.

Fernando João disse acreditar, que postos em prática os 30 princípios da "Cartilha", a juventude, poderá ver reforçada a sua participação no desenvolvimento sustentável, bem como melhorar a condição de vida dos jovens angolanos.

José Sequeira, presidente do Movimento Nacional dos Jovens Universitários de Angola, disse que o documento lançado pelo MINJUD, vai permitir que muitas organizações juvenis trabalhem em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade.

"Era algo que faltava para a instrução e orientação da juventude angolana", disse.
A advogada Maria Vieira acredita que o instrumento representa um dos passos que o Executivo deve dar para a orientação da juventude, que posteriormente cobrará dentro dos marcos da cidadania.


Por seu turno o representante da Associação da Juventude Organizada, Eduíno Guerra, afirmou que o meio chega em boa hora, e numa altura em que a sociedade está engajada na recuperação dos valores morais e cívicos.

A Cartilha do Jovem Exemplar é uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e do Instituto Angolano da Juventude (IAJ).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade