Sociedade

Ministério inicia combate contra o uso da “jarda”

Alexa Sonhi

Jornalista

Uma campanha de desencorajamento e combate ao uso da “jarda” e de anabolizante no seio das jovens vai ser lançada amanhã, em Luanda, pelo Ministério da Juventude e Desportos.

15/07/2021  Última atualização 10H00
Alcina Cunha apela jovens a encarar a vida com mais amor © Fotografia por: João Gomes| Edições Novembro
A campanha, designada "Pela Saúde, pela Vida Diga Não à Jarda”, visa chamar a atenção das jovens sobre as consequências nefastas na saúde humana do uso do também conhecido "Enchimento” e de anabolizantes, devendo abranger, principalmente, frequentadores de ginásios.

A coordenadora do projecto Juventude Informada e Responsável (GIRO), Alcina Cunha, em entrevista ao Jornal de Angola disse que a campanha visa, também, encaminhar os jovens para uma vida mais assertiva, deixando de colocar em risco o seu futuro.

Alcina Cunha considerou elevado o número de jovens a usar jardas e anabolizantes, em nome de uma suposta boa forma física, e isso tem estado a causar muitos problemas de saúde.

"Não são só pessoas famosas, como cantoras, que aplicam ‘jardas’, mas, também, pessoas individuais e, inclusive, já há homens, facilmente influenciáveis, a aplicarem-nas e a usar anabolizantes”, alertou a responsável do GIRO.

Alcina Cunha frisou que só no ano passado, o Ministério da Juventude e Desportos tomou conhecimento da morte em Angola de quatro mulheres, vítimas de "jarda”. "Tudo por conta da vaidade, o que é mau”.

Por isso, a coordenadora do GIRO salientou que se decidiu levar a cabo a referida campanha, tendo a cantora Patrícia Pires como rosto do projecto. "Ela teve uma série de problemas pela aplicação da ‘jarda’ e de anabolizantes para conseguir o corpo perfeito”. 

Alcina Cunha contou que a referida cantora sofreu 31 cirurgias, para retirar as "jardas”. E, hoje, desenvolveu problemas respiratórios como consequências das substâncias que tinha introduzido no corpo.   

A coordenadora do GIRO apelou  aos  jovens a terem um espírito de contentamento em relação ao seu corpo e, acima de tudo, a desenvolverem a paciência, ao considerar que ganhar uma boa forma física ou atlética exige esforço.

Mas, chamou a atenção para que os jovens consultem "especialistas de verdade” na área da saúde, serem rigorosos nos exercícios físicos, alimentarem-se bem e a evitarem bebidas alcoólicas ou perder regularmente noites.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade