A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orienta, esta terça-feira, em Luanda, a 1.ª Reunião Ordinária da Comissão Interministerial para a implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros (CI-PNFQ).
O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, disse que o projecto de ligação ferroviária entre a província de Malanje e o Leste do país foi estabelecido como prioridade no OGE-2023.
Sobre a ligação ferroviária Angola/Namíbia, outro assunto levantado na discussão do OGE na especialidade, informou que o projecto não é prioridade no vigente orçamento. No entanto, avançou, existem dois traçados específicos para intervenção, o primeiro entre Lubango/Ondjiva/ Santa Clara e o último Menongue/Ondjiva/Santa Clara.
Jorge Bengue disse ainda que na proposta de OGE-2023 consta um Plano Director do sector dos Transportes e Infra-estruturas Rodoviárias, e o mesmo define a "intervenção do ponto de vista de investimentos a serem realizados”.
Sobre os transportes urbanos, ligações intermunicipais, paragens cheias e linhas que não são atendidas, garantiu que o planeamento desta questão, desde 2019, passou a ser da competência dos Governos provinciais.
Todavia, acrescentou, o programa da rede de transportes no país, relativamente às províncias do Zaire e de Luanda foi reforçado, entre os anos 2019 e 2022. A província do Zaire recebeu 22 autocarros, Luanda cerca de 900, sendo que oitenta são articulados, e a questão da sua operacionalidade resulta de um contrato de concepção entre o Governo Provincial de Luanda e as operadoras, mediante as carreiras que os contratos dispõem.
O responsável informou que estão a ser criadas vias segregadas para acomodar os autocarros e transportes colectivos que vão facilitar a ligação até ao novo Aeroporto Internacional Agostinho Neto.
Quanto à inclusão das pessoas com deficiência, este fez saber que têm atenção especial.
Todas as infra-estruturas de transportes que estão a ser erguidas, bem como os meios adquiridos, há o cuidado de se respeitar as normas vigentes na Lei da Acessibilidade, disse.
Acesso à electricidade avaliada no Parlamento
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, revelou, no Parlamento durante a discussão na especialidade da proposta do OGE-2023, que a taxa de electrificação a nível nacional corresponde a 43 por cento, sendo que metade da população não tem ainda a acesso à electricidade.
João Baptista Borges disse que a estratégia da electrificação existente visa atender às áreas de maior concentração populacional, nos arredores das grandes cidades, sedes municipais, comunais e aldeias.
"Portanto, é com base nesta estratégia que nós temos caminhado e, naturalmente, trabalhado para que todas as áreas do país tenham electricidade”, explicou, acrescentando que para a sustentabilidade das empresas concorrem vários factores como a redução dos custos com a produção de energia eléctrica.
"É bem verdade que estamos a passar, gradualmente, de uma energia eléctrica térmica para uma mais limpa, mais barata e maior possibilidade dos beneficiários pagarem e logo facilitar o trabalho de quem cobra. Uma redução de perdas técnicas e comerciais, bem como afixação de preços que convirjam com os custos”, deixando que as empresas caminhem por si sós, explicou.
João Baptista Borges salientou que é um processo que tem estado a dar os seus passos e não se consegue a eficiência de um dia para o outro. "É evidente que o país precisa de melhorar o sistema de electrificação, mas para isso é necessário que o Estado assuma a sua função com a despesa das grandes infra-estruturas até que todos os cidadãos tenham acesso à energia eléctrica”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma delegação nacional encabeçada pelo secretário de Estado para a Indústria Militar do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Afonso Neto, participa, desde hoje, na 3.ª Exposição Internacional de Indústrias de Defesa, no Egipto, sob os auspícios do Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, recebeu, esta segunda-feira, em audiência a embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Nigéria, Monique Oshame Ekpong, que está em fim de missão em Angola.
O subcomissário Paulo Silva, da Polícia Nacional, fica a conhecer amanhã, às 9h30, a sentença dos crimes de fabrico, tráfico, detenção e alteração de armas e munições, de que é acusado pelo Ministério Público, durante a leitura dos quesitos, na sala de audiências do Tribunal Supremo.
O Governo projecta ter, nos próximos tempos, em todo o território nacional, um total de 100 estações para controlo climático e prevenção de acidentes. O dado foi partilhado domingo, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
A China realizou a cerimónia de abertura da 5.ª Cúpula Mundial de Mídia (CMM), no domingo, em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, com o tema "Elevando a Confiança Global, Promovendo o Desenvolvimento da Mídia", a decorrer até 8 de Dezembro.
Os quatro adeptos do Wiliete de Benguela que se envolveram em acções de vandalismo, durante o jogo de domingo com o Desportivo da Huíla, na Tundavala, vão ser presentes ao Ministério Público por danificarem património público.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, recebeu, esta segunda-feira, em audiência a embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Nigéria, Monique Oshame Ekpong, que está em fim de missão em Angola.
As autoridades fronteiriças na África do Sul afirmam ter interceptado dezenas de autocarros que transportavam mais de 400 crianças do Zimbabwe sem pais ou tutores legais, numa operação anti-tráfico.
A Guardia Civil de Espanha deteve 11 pessoas que formavam uma organização com duas filiais, em Espanha e Itália, dedicada à distribuição internacional de azeite adulterado, usando Portugal como porta de entrada.