Mundo

Ministério das Relações Exteriores da Rússia acusa Ocidente

A reacção dos países ocidentais ao bombardeamento da barragem de Kakhovka é completamente previsível, afirmou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em entrevista à Rádio Sputnik.

08/06/2023  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR

"A reacção do Ocidente é 100% previsível em todas essas situações. É um desejo constante de culpar a Rússia por tudo o que acontece, independentemente de isso acontecer de facto ou ser fruto da imaginação”, disse.

Além disso, Zakharova observou que a campanha de informação para acusar a Rússia do ataque à barragem hidroeléctrica de Kakhovka se tornou parte da guerra de informação do Ocidente contra Moscovo, cujo objectivo é aumentar o financiamento a Kiev.

"Em segundo lugar, isso é parte da guerra psicológica e de informação, é a prática de vincular tudo o que acontece dentro dos seus países, fora deles, em torno do nosso país, à Rússia como um todo, a fim de manter uma atitude histérica entre a sua população nos países ocidentais”, apontou.

"É preciso alocar grandes somas de dinheiro e, por isso, é necessário explicar à população por que essas somas estão a ser enviadas”, atirou.

Os órgãos de comunicação social ocidentais acusaram, ontem,  "imediatamente” a Rússia de destruir a barragem de Kakhovka, mas foram forçados a mudar as manchetes e o conteúdo das notícias.

"Vimos uma falsa partida ontem [...] No início, os jornais ocidentais começaram a escrever manchetes acusatórias no estilo clássico, embora não tivessem nen-huma informação [oficial] no momento e tivessem muitas informações em contrário, confirmando as declarações que foram feitas depois pelo lado russo”, sublinhou a representante oficial do MRE russo.

Por fim, Maria Zakharova destacou que a situação da hidroeléctrica de Kakhovka deve ser alvo de uma investigação internacional.

Na manhã de terça-feira (6), a barragem da hidroeléctrica de Kakhovka, na região russa de Kherson, no rio Dniepre, sofreu danos significativos. A destruição total da barragem poderia ter resultado em uma devastadora inundação, e potencialmente mataria milhares de civis.

Embora diversas barragens na Ucrânia tenham sido danificadas, desencadeando um fluxo descontrolado de água, a estrutura resistiu ao ataque.

O prefeito da cidade de Novaya Kakhovka, nomeado pela Rússia, Vladimir Leontiev, descreveu o incidente como um acto terrorista de Kiev que pode causar uma desgraça ainda maior, contudo ainda não há necessidade de evacuar a região.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo