Sociedade

Ministério da Saúde quer intensificar o combate contra a Tuberculose

Pedro Bica| Jornalista

O Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, disse, ontem, em Luanda, que pretende reforçar as medidas de combate contra Tuberculose, de forma a reduzir a epidemia até 2030, com base nas orientações das Nações Unidas.

24/03/2023  Última atualização 08H05
Carlos Pinto de Sousa lamentou o facto de 1,8 milhões de pessoas morrerem da doença © Fotografia por: Edições NovembRo

Todos os anos, afirmou, cerca de 13 milhões de pessoas padecem de Tuberculose, entre elas 1,1 milhão são crianças inocentes, com base nos dados internacionais. "Por este facto, em 2018, numa reunião de alto nível, os líderes mundiais concordaram em mobilizar mais recursos para financiar a prevenção contra essa doença”.

Carlos Pinto de Sousa adiantou, ontem, por ocasião do Dia Mundial da Tuberculose, que apesar de ser uma doença evitável e curável, a cada ano e no mundo inteiro, cerca de 1,8 milhões de pessoas morrem pela doença, números que colocam a patologia entre as dez principais causas de morte no mundo.

A nível global, referiu, a doença continua a ser uma ameaça à segurança sanitária. "Em Angola a tuberculose é um problema grave de saúde pública. Em 2022, foram notificados cerca de 68.000 novos casos da doença”, disse.

Níveis

Em 2021, pela primeira vez o mundo assistiu um aumento significativo no número de mortes por Tuberculose a escala mundial, devido à redução do acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, durante a pandemia da Covid-19.

O Plano Nacional Estratégico contra a Tuberculose em vigor, explicou, foi elaborado de acordo com as orientações da Estratégia Mundial e da Organização Mundial da Saúde para acabar com a doença, tendo como premissa a redução da mortalidade, através da prevenção da transmissão e a monitorização da resistência aos medicamentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade