A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
O Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, disse, ontem, em Luanda, que pretende reforçar as medidas de combate contra Tuberculose, de forma a reduzir a epidemia até 2030, com base nas orientações das Nações Unidas.
Todos os anos, afirmou, cerca de 13 milhões de pessoas padecem de Tuberculose, entre elas 1,1 milhão são crianças inocentes, com base nos dados internacionais. "Por este facto, em 2018, numa reunião de alto nível, os líderes mundiais concordaram em mobilizar mais recursos para financiar a prevenção contra essa doença”.
Carlos Pinto de Sousa adiantou, ontem, por ocasião do Dia Mundial da Tuberculose, que apesar de ser uma doença evitável e curável, a cada ano e no mundo inteiro, cerca de 1,8 milhões de pessoas morrem pela doença, números que colocam a patologia entre as dez principais causas de morte no mundo.
A nível global, referiu, a doença continua a ser uma ameaça à segurança sanitária. "Em Angola a tuberculose é um problema grave de saúde pública. Em 2022, foram notificados cerca de 68.000 novos casos da doença”, disse.
Níveis
Em 2021, pela primeira vez o mundo assistiu um aumento significativo no número de mortes por Tuberculose a escala mundial, devido à redução do acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, durante a pandemia da Covid-19.
O Plano Nacional Estratégico contra a Tuberculose em vigor, explicou, foi elaborado de acordo com as orientações da Estratégia Mundial e da Organização Mundial da Saúde para acabar com a doença, tendo como premissa a redução da mortalidade, através da prevenção da transmissão e a monitorização da resistência aos medicamentos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
As mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A equipa do Petro de Luanda perdeu ontem, no Pavilhão Arena de Kigali, frente a similar do Stade de Malien do Mali, por 65-73, em partida para as classificativas do terceiro e quarto lugares, falhando deste modo, o pódio. Ao intervalo maior, os petrolíferos da capital perdiam já por dois pontos de diferença (34-36).