Política

Ministério da Saúde distinguido pelo contributo à Cruz Vermelha

Paulo Caculo

Jornalista

O Ministério da Saúde foi, terça-feira, distinguido com uma menção honrosa, durante um jantar de cortesia organizado pela Cruz Vermelha de Angola (CVA), em Luanda, com o objectivo de reconhecer personalidades e instituições públicas e privadas pelo trabalho efectuado em prol da comunidade.

03/04/2024  Última atualização 08H25
Sílvia Lutucuta recebeu o diploma das mãos da presidente da Cruz Vermelha Internacional © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
O prémio, entregue pela presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC-sigla em inglês), Kate Forbes, à ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, foi justificado pelo "elevado reconhecimento” ao apoio incondicional prestado por aquele departamento ministerial àquela organização internacional.

Durante o evento, foram igualmente dignas de menção outras personalidades e instituições, entre as quais o Jornal de Angola, um dos títulos da Edições Novembro-EP, cujo diploma foi entregue ao presidente do Conselho de Administração (PCA), Drumond Jaime.

Outros distinguidos foram a Televisão Pública de Angola (TPA), Rádio Nacional de Angola (RNA), TV Zimbo, o pintor e escultor António Tomás Ana "Etona”, a Clé Entertainment, o escritório de advogados Ana Paula Godinho & Associados, entre outros.

Na ocasião, foram, de igual modo, reconhecidas com menção honrosa alguns organismos que prestaram apoio institucional e garantiram as condições da visita ao país do principal rosto da Cruz Vermelha Internacional.

A presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho enalteceu a dedicação do Governo angolano para com as actividades realizadas pela instituição, sublinhando a partilha na concretização dos grandes desafios, com realce para as inundações e secas, que têm afectado mulheres e crianças.

"É com um grande coração aberto que gostaria de agradecer aos nossos voluntariados pelas boas-vindas calorosas, trabalho árduo e que acredito ser sinal do nosso sucesso futuro”, afirmou Kate Forbes.

Durante o acto, a presidente da CVA, Delfina Cumandala, garantiu que a instituição que dirige será sempre um player activo em todos os programas internos e internacionais que se enquadrem nas suas competências e atribuições.

"Do conjunto de encontros e audiências realizados, em que se destaca a audiência concedida por sua Exa o Senhor Presidente da República, saímos mais fortes e mais iluminados para enfrentar tarefas tão gigantescas quanto estimulantes, confiantes de que o caminho traçado nos conduzirá à glória e à vitória na resolução dos inúmeros problemas, quer a nível das grandes endemias, quer dos cuidados primários de saúde”, disse.

 A Cruz Vermelha de Angola foi fundada em 1978, tem a sede no bairro Alvalade, em Luanda, com 100 funcionários permanentes e 10 mil voluntários qualificados no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política