Berlim rejeita uma nova dívida comum europeia segundo o modelo do plano de recuperação pós-covid-19 para financiar a reconstrução da Ucrânia, disse esta sexta-feira (20) o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner.
O Ministério da Justiça francês foi alvo de um ataque informático, cuja extensão e consequências são ainda desconhecidas, estando a avaliação “em andamento”, avançou esta sexta-feira a agência France-Presse (AFP).
"Houve algo, mas não de magnitude significativa, não visa arquivos de tribunais criminais", disse à AFP uma fonte próxima à investigação, que está a ser levada a cabo pelo comando da ‘gendarmerie’ (força militar) para o ciberespaço.
O ataque informático foi reivindicado pelo grupo de ‘hackers’ Lockbit 2.0.
Na quinta-feira, o Ministério da Justiça informou ter tomado conhecimento do alerta de ataque informático e ter efectuado de imediato "as acções necessárias em articulação com os serviços competentes nesta área”.
"As investigações ainda estão em andamento", disse hoje a mesma fonte à AFP, acrescentando que o sistema está a ser verificado "ponto a ponto”, para verificar se houve acesso indevido a dados pessoais.
Numa mensagem enviada esta manhã aos dirigentes dos sindicatos representativos do sector, a Chancelaria especificou "que um ‘site’ conhecido por divulgar dados [lockbit] teria ameaçado publicar arquivos pertencentes ao Ministério da Justiça em 10 de Fevereiro".
"As equipas estão totalmente mobilizadas em conjunto com os nossos parceiros habituais. As primeiras medidas foram assim rapidamente tomadas para preservar os nossos dados e realizar as investigações necessárias", lê-se na mesma nota, a que a AFP teve acesso.
De acordo com uma fonte sindical, estão a ser realizadas investigações sobre os "dados protegidos ou não" do ministério, que podem ter sido pirateados, e "sobre um possível impacto no trabalho dos tribunais".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Frente Popular de Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), em guerra com o Governo de Adis Abeba há ano e meio, anunciou esta sextya-feira (20) que vai libertar 4.200 prisioneiros de guerra, incluindo mais de 400 mulheres.
A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um "grupo de facilitação internacional" para tentar conseguir um cessar-fogo "passo a passo" na Ucrânia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 46 Estados-membros do Conselho da Europa manifestaram esta sexta-feira (20) a necessidade de realizar uma reunião de chefes de Estado e Governo para abordar a guerra na Ucrânia, o quarto encontro em 70 anos.
O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco YETU anunciaram, esta semana, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançados em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, orienta este sábado, 21, no estádio de futebol da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, o acto político de massas, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visando as Eleições Gerais de Agosto próximo.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, visitou, nesta sexta-feira, 20, em Luanda, as obras de requalificação do edifício sede do Jornal de Angola e a construção de um novo edifício para albergar a redacção central do Jornal de Angola, onde recebeu explicações do empreiteiro.
As três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, quinta-feira(19), a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.