O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste, trabalha, em Moscovo, com a Missão Diplomática de Angola na Rússia na afinação dos mecanismos de recolha de dados para o Registo de Nascimento, atribuição do Bilhete de Identidade, Registo Criminal e de outros actos inerentes à cidadania.
Ana Celeste faz-se acompanhar de uma delegação de especialistas composta pelo coordenador técnico do Programa Nacional de Massificação do Registo de Nascimento e atribuição do Bilhete de Identidade, Fernando Fortes, e pela técnica da Direcção Nacional de Identificação, Registo e Notariado, Gerusa Gomes, que procedeu a esclarecimentos ligados a aspectos jurídicos. A secretária de Estado Ana Celeste, que trabalha em Moscovo desde segunda-feira, reuniu-se, também, com representantes da comunidade estudantil, onde os assuntos ligados ao pelouro da Justiça dominaram a conversa, segundo uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso.
O responsável pela área consular, Jorge Kachava, pontualizou, na ocasião, que a maior parte dos actos ligados aos serviços do Sector da Justiça, praticados pela Missão angolana na Rússia, assentam na renovação do Bilhete de Identidade, uma vez que grande parte de membros da co-munidade é estudante. Jorge Kachava explicou que, desde a abertura do posto, em Janeiro deste ano, o serviço consular recebeu mais de 100 processos, emitiu, até agora, 51 Bilhetes de Identidade, e procedeu a entrega de 32. Foram emitidos, ainda, 11 certificados de registo criminal.
"No princípio, as pessoas não acreditavam no processo em curso. Depois de verem que os documentos solicitados chegavam em pouco tempo, começaram a acreditar e a vir ao Consulado tratá-los", referiu o responsável, realçando que o tempo de resposta para o cidadão obter o respectivo documento varia entre duas e quatro semanas, mas o registo criminal é recebido no mesmo dia.
O serviço consular prepara para expandir os serviços a outras regiões da Rússia, onde a representatividade angolana é considerável. Nesse sentido, a Missão Diplomática solicitou o apoio do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.