Sociedade

Ministério da Educação aposta na alfabetização

Alberto Quiluta

Jornalista

O Ministério da Educação (MED) vai criar, a partir do próximo mês, 1.700 salas de aula de alfabetização, para atender 50 mil cidadãos, de dez províncias do país, anunciou, em Luanda, o director do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

21/05/2024  Última atualização 08H39
Coordenadores e supervisores da educação são capacitados © Fotografia por: Santos Pedro |Edições Novembro

Evaristo Pedro explicou, no encerramento de um seminário de capacitação de coordenadores e supervisores municipais do ensino primário do EJA, que a acção formativa foi feita no quadro da subcomponente 1.2 do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II), do Ministério da Educação, numa parceria com o Banco Mundial.

A formação de formadores e supervisores, esclareceu, visa garantir o acesso à educação aos alunos maiores de 15 anos, que, por razões conjunturais, não concluíram a escolaridade mínima obrigatória na idade certa.

"Está em curso um conjunto de acções nas dez províncias do país, para diminuir o índice de analfabetismo e reduzir o atraso escolar na população, em particular as raparigas e mulheres das zonas rurais”, referiu.

O seminário de formação, disse, abrange 100 supervisores e formadores das províncias da Lunda-Norte, Malanje, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Uíge, Luanda, Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango. "Os participantes receberam a tarefa de replicar as habilidades nos demais municípios do país”, referiu.

Entre as acções, o director do EJA informou que o MED está a trabalhar para a expansão da oferta de turmas do Ensino Primário, que, desde 2022, abrangeu cerca de 50 municípios, dos 68 previstos pelo PAT II.

Actualmente,  referiu, contam com mais 98 mil estudantes matriculados. Porém, para o director, é preciso aumentar esses números, com o apoio da sociedade e das igrejas, essenciais na luta contra o analfabetismo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade