A companhia aérea de bandeira nacional, TAAG, passa a disponibilizar, a partir de hoje, 14 frequências semanais na ligação Luanda-Lisboa, uma das rotas internacionais mais consolidadas na operação da companhia.
O estado actual de implementação dos projectos no sector dos Transportes, muitos dos quais a serem concluídos ainda este ano, é avaliado hoje, na oitava edição do CaféCIPRA, a primeira deste ano, a ser facilitado pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social começou, quarta-feira, a activar 22 Centros de Emprego, em todo o país, para facilitar os cidadãos que procuram emprego.
O processo de facilitação de emprego foi lançado, na província do Bengo, com a reinauguração da primeira infra-estrutura em Caxito. A próxima é inaugurada, hoje, sexta-feira, no município de Talatona, em Luanda.
Após a inauguração da infra-estrutura, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, explicou que a iniciativa é parte do Programa de Expansão, Revitalização e Modernização dos Serviços, para facilitar a intermediação entre as empresas e os candidatos para o trabalho.
O centro, que custou aos cofres do Estado 51 milhões 699 mil e 518 kwanzas, conta com uma sala de estudo de mercado, um espaço de processamento de dados e recepção.
Teresa Rodrigues Dias confirmou ser o primeiro centro modernizado a ser reinaugurado, dos 22 previstos para intervenção, o que representa um grande passo na resolução do problema de emprego na província do Bengo e em todo o pais.
"Os outros centros a serem activos vão beneficiar, também, de trabalhos de restauro para garantir melhor serviço de manuseamento de dados, relativos ao emprego e desemprego a nível nacional”, disse.
Teresa Rodrigues Dias sublinhou que o Ministério tem acompanhado todos os dados de emprego e desemprego, a nível do país, mas é um trabalho feito em conjunto com todos os sectores.
Os Centros de Emprego servem para tornar os serviços mais céleres, por isso decidiu-se revitalizar as infra-estruturas, com novas tecnologias, de forma que os dados sejam cada vez mais fiáveis e credíveis, com base numa nova plataforma tecnológica, pronta para servir e contribuir para a empregabilidade dos cidadãos, de acordo com os perfis requeridos no mercado.
O programa, assegurou a ministra, vai ser, também, parte do sistema de dados internos, para ajudar na avaliação estatística, de forma a definir em que área se deve investir na formação profissional. Estes métodos, referiu, servem para resolver a problemática da empregabilidade no país.
Ganhos para a província
A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, reconheceu que a reinauguração do Centro de Emprego a província sai a ganhar. As novas instalações, adiantou, vão permitir que os cidadãos tenham mais oportunidades de emprego.
A governadora informou que a província do Bengo tem muita procura de emprego, um facto que se vive em todo o país.
Milhares de solicitações
O director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, disse que o ministério está a dar um passo no Programa de Revitalização e Modernização dos Serviços e Centros de Emprego, onde o objectivo é permitir que quem procura emprego consiga ter um canal que facilite a intermediação entre as empresas e os candidatos.
O director-geral do INEFOP sublinhou que com este programa, os candidatos podem procurar emprego através do portal do PAPE, e as empresas também podem fazer as ofertas, de igual modo isso vai acontecer com os estágios profissionais.
Informou que nesta altura, o INEFOP tem registado um total de 45 mil candidatos, em todo o país e a província do Bengo tem 894 cidadãos inscritos à procura de emprego.
Bases do programa
O INEFOP, destacou, está encarregado de implementar, executar e avaliar os programas aprovados pelo Governo nos domínios do emprego e empreendedorismo.
Nesta vertente, os Centros de Emprego são ferramentas privilegiados de execução das políticas de emprego, em sentido restrito, integrado por instrumentos de acções e funções específicas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 1500 vendedeiras foram alocadas no mercado das Chapas Vermelhas, no distrito urbano da Sapú, no bairro Calemba 2, anunciou, esta segunda-feira, a Administração Municipal do Kilamba Kiaxi, nas redes sociais.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, em conferência de imprensa, que estão encerradas as operações de remoção dos escombros do edifício 76-78, que demoliu, na madrugada de sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, num comunicado, a que o JA Online teve acesso, que poderá anunciar o fim das operações e sugere que a entidade privada responsável pelo edifício reforce o diálogo com os moradores para os passos subsequentes.
O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) reúne-se, esta terça-feira, em Luanda, para abordar sobre o papel dos pequenos agricultores em garantir segurança alimentar em Angola, nos desafios impostos pelas alterações climáticas e nas estratégias para transformar e modernizar o sector agrícola e pesqueiro do país.
Nove mineiros da República Democrática do Congo foram resgatados com vida de uma mina de ouro, em Kivu do Sul, após um desabamento, devido às chuvas fortes que se fizeram sentir na região, último sábado, noticiou, esta terça-feira, a Lusa.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, defendeu, esta segunda-feira, em Luanda, a necessidade de revisão do quadro criminal e verificar se o crime de violência doméstica existe, de facto, como autónomo, tipo de ilícito, uma vez que o novo Código Penal não lhe faz referência alguma e a Lei Contra a Violência Doméstica não prevê de modo suficientemente preciso.
O ministro das Relações Exteriores, Teté António, endereçou, esta segunda-feira, uma carta ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, dando a conhecer a notícia divulgada na passada sexta-feira, pela estação televisiva CNN- Portugal, segundo a qual o Governo angolano teria enviado mercenários para combater na guerra que opõe a Rússia à Ucrânia.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona do Icolo e Bengo, a 42 quilómetros de Luanda, está a concorrer para se tornar na primeira infra-estrutura aeroportuária verde de África, cujo processo de avaliação e certificação está em curso.
A companhia aérea de bandeira nacional, TAAG, passa a disponibilizar, a partir de hoje, 14 frequências semanais na ligação Luanda-Lisboa, uma das rotas internacionais mais consolidadas na operação da companhia.