Sociedade

Ministério activa 22 novos Centros de Emprego em todo o país

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social começou, quarta-feira, a activar 22 Centros de Emprego, em todo o país, para facilitar os cidadãos que procuram emprego.

03/02/2023  Última atualização 09H37
Espaços vão ajudar a promover a empregabilidade © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Edições Novembro | Bengo

O processo de facilitação de emprego foi lançado, na província do Bengo, com a reinauguração da primeira infra-estrutura em Caxito. A próxima é inaugurada, hoje, sexta-feira, no município de Talatona, em Luanda.

Após a inauguração da infra-estrutura, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, explicou que a iniciativa é parte do Programa de Expansão, Revitalização e Modernização dos Serviços, para facilitar a intermediação entre as empresas e os candidatos para o trabalho.

O centro, que custou aos cofres do Estado 51 milhões 699 mil e 518 kwanzas, conta com uma sala de estudo de mercado, um espaço de processamento de dados e recepção.

Teresa Rodrigues Dias confirmou ser o primeiro centro modernizado a ser reinaugurado, dos 22 previstos para intervenção, o que representa um grande passo na resolução do problema de emprego na província do Bengo e em todo o pais.

"Os outros centros a serem activos vão beneficiar, também, de trabalhos de restauro para garantir melhor serviço de manuseamento de dados, relativos ao emprego e desemprego a nível nacional”, disse.

Teresa Rodrigues Dias sublinhou que o Ministério tem acompanhado todos os dados de emprego e desemprego, a nível do país, mas é um trabalho feito em conjunto com todos os sectores.

Os Centros de Emprego servem para tornar os serviços mais céleres, por isso decidiu-se revitalizar as infra-estruturas, com novas tecnologias, de forma que os dados sejam cada vez mais fiáveis e credíveis, com base numa nova plataforma tecnológica, pronta para servir e contribuir para a empregabilidade dos cidadãos, de acordo com os perfis requeridos no mercado.

O programa, assegurou a ministra, vai ser, também, parte do sistema de dados internos, para ajudar na avaliação estatística, de forma a definir em que área se deve investir na formação profissional. Estes métodos, referiu, servem para resolver a problemática da empregabilidade no país.

 

Ganhos para a província

A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, reconheceu que  a reinauguração do Centro de Emprego a província sai a ganhar. As novas instalações, adiantou, vão permitir que os cidadãos tenham mais oportunidades de emprego.

A governadora informou que a província do Bengo tem muita procura de emprego, um facto que se vive em todo o país.

 

Milhares de solicitações

O director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, disse que o ministério está a dar um passo no Programa de Revitalização e Modernização dos Serviços e Centros de Emprego, onde o objectivo é permitir que quem procura emprego consiga ter um canal que facilite a intermediação entre as empresas e os candidatos.

O director-geral do INEFOP sublinhou que com este programa, os candidatos podem procurar emprego através do portal do PAPE, e as empresas também podem fazer as ofertas, de igual modo isso vai acontecer com os estágios profissionais.

Informou que nesta altura, o INEFOP tem registado um total de 45 mil candidatos, em todo o país e a província do Bengo tem 894 cidadãos inscritos à procura de emprego.

 

Bases do programa

O INEFOP, destacou, está encarregado de implementar, executar e avaliar os programas aprovados pelo Governo nos domínios do emprego e empreendedorismo.

Nesta vertente, os Centros de Emprego são ferramentas privilegiados de execução das políticas de emprego, em sentido restrito, integrado por instrumentos de acções e funções específicas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade