A primeira reunião de peritos sobre minerais críticos dos Estados Membros da Organização dos Estados de África, Caribe e Pacífico (OACPS) decorre em Lusaka, de 20 a 22 de Novembro, na Zâmbia.
"Além da partilha de experiências, constam entre os principais elementos abordados na reunião as necessidades-chave de comercialização, políticas de investimento e desenvolvimento de cooperação necessárias para apoiar a OACPS, visando potencializar a visão de agregação de valor económico sobre os minerais críticos, consequentemente, promover a transição digital e a economia verde”, esclareceu.
A reunião tem como objectivo a preparação do posicionamento da Organização dos Estados de África, Caribe e Pacífico face aos aspectos apresentados no regulamento dos minerais críticos da União Europeia, a ser apresentado no encontro dos ministros dos Recursos Minerais e Minas dos Estados Membros da Organização, em 2024, nos Camarões.
Participam do certame 79 representantes dos países membros e o representante permanente Adjunto de Angola na União Europeia e OACPS, o embaixador António Nzita Mbemba, avança o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no Facebook.
.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Mina do Luele, na província do Lunda-Sul, vai contribuir para o aumento significativo da produção de diamantes no país, afirmou, esta segunda-feira, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
A consultora BMI Research considera que o Banco Nacional de Angola (BNA) deverá manter a taxa de juro directora em 18% no próximo ano, depois da subida deste mês, com o fraco crescimento económico a desincentivar novas subidas.
Mais de 500 postos de trabalhos foram gerados pela Nova Cimangola, empresa que, actualmente, possui 1.170 trabalhadores directos e integrou nos quadros mais de cinco centenas de novos profissionais nos dois últimos anos.
A transportadora aérea nacional (TAAG), vai aumentar para seis, a partir de 11 de Dezembro próximo, as frequências semanais na rota entre Luanda e São Paulo, Brasil, dando "mais opções de mobilidade" aos seus passageiros e clientes.
A ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoko Kamikawa, pediu "mais esforços" a Moçambique para melhorar e manter a situação de segurança em Cabo Delgado, onde as empresas japonesas têm interesse nos projectos de gás natural.
A província do Huambo acolheu, segunda-feira, o seminário de Capacitação sobre a Janela Única de Investimento (JUI) e facilidades, organizado pela Agência de Investimento Privado e Produção das Exportações (AIPEX).