Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
As empresas angolanas presentes na conferência internacional de mineração – a African Mining Indaba (Mining Indaba), que termina amanhã em Cape Town (Cidade do Cabo), África do Sul, são, entre as várias, as que mais atraem investidores internacionais para o estabelecimento de parcerias estratégicas.
Esta terça-feira, segundo dia do evento que abre portas para o desenvolvimento da mineração em África, o "stand” angolano registou um intenso movimento de potenciais investidores, muitos com interesse de conhecer as valências dos minerais de Angola, actualmente o sétimo país que mais produziu diamantes em 2020.
A título de exemplo, o chefe de Departamento para Planeamento da Sodiam, Sendji Vieira Dias, confirmou o registo, desde o primeiro dia, de empresários de várias nacionalidades que querem trocar experiência com angolanos e estabelecer parcerias. Informou que a Sodiam, empresa pública vocacionada no controlo, supervisão e comercialização dos diamantes em Angola, apresentou aos visitantes as suas potencialidades e espaços para investimentos.
Sendji Dias disse que, depois da inauguração do Pólo de Desenvolvimento de Diamantes, na Lunda-Sul, num espaço equivalente a 30 hectares, agora é necessário que seja preenchido com mais fábricas, com realce para as de lapidação de diamantes. "Essa é uma das vertentes que estamos a apresentar aos potenciais investidores, assim como a parte do Centro Técnico Profissional”, disse.
Já o director administrativo da Yetwene, Bento Augusto, diz estar satisfeito com o facto de o evento servir de troca de experiências, sobretudo no campo da tecnologia e publicitação dos serviços prestados. A Ye-twene, empresa do subsector diamantífero, actua na prospecção, pesquisa, exploração, avaliação e comercialização dos diamantes, embora, por força legal, alguns serviços ainda estejam inoperantes.
Para o director Financeiro da Chitotolo, Bernardo Campos, a conferência internacional "Mining Indaba” é um importante evento sobre mineração em África, que está a facilitar a discussão sobre novas ideias, com vários "players”, do futuro da mineração em Angola e no continente. "Estamos a fazer vários contactos, a ‘beber’ e transmitir conhecimentos sobre o nosso trabalho, no nosso campo de actuação”, assegurou.
Por sua vez, Luciano Mbakassy, director-geral adjunto da Uari, projecto integrado na Endiama Mining, disse haver um balanço "muito positivo”, por haver, também, "compromissos frutíferos”. A par da Luembe, Lunhinge e Luadrimba, a Uari integra os projectos diamantíferos da Endiama Mining, a subsidiária da ENDIAMA E.P.
Na "Mining Indaba", o maior evento africano de investimentos no sector mineiro, Angola está representada pelas empresas públicas da Endiama e Sodiam, pelas sociedades mineiras de Catoca, Cuango, Chitotolo, Uari, Yetwene e Furi e pela empresa Kapu Gems.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.