Sociedade

MINEA apresenta estudos de electrificação até 2040

Lourenço Bule

Jornalista

O Ministério da Energia e Águas (MINEA), apresentou, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, os resultados preliminares dos estudos realizados para electrificação de toda a província até 2040, através de fontes térmicas, solares e hídricas a partir da Bacia do Okavango.

18/03/2023  Última atualização 08H40
Projecto inclui fontes térmicas, solares e hídricas, tendo em conta o impacto ambiental e social das localidades seleccionadas © Fotografia por: DR

O representante da empresa Gesto Energy Consulting, responsável pelo estudo de viabilidade, Miguel Pitá disse que o projecto tem como objectivo analisar os estudos de viabilidade técnica, económica e política, incluindo a participação de parceiros relevantes, para atingir as metas energéticas da província do Cuando Cubango, usando fontes de energia renováveis de baixo impacto.

Miguel Pitá acrescentou que o projecto tem ainda como objectivo elaborar o plano de electrificação da província a partir das melhores fontes de energia renováveis de baixo impacto, assegurando simultaneamente a prestação sustentável de bens e serviços do ecossistema da Bacia do Rio Cubango-Okavango.

Visa ainda, adiantou, fornecer a orientação sobre as fontes de investimentos para o desenvolvimento de projectos de energia renovável de baixo impacto.

Sublinhou que uma das prioridades é definir estratégia para se atingir uma meta de 60% de electrificação da província até 2040, através da ligação de mais de 600 mil residências.

Miguel Pitá frisou que o projecto Cuando Cubango Energia 2040 pretende identificar e estudar mecanismos alternativos com base em energias renováveis para o futuro da província, permitindo aos decisores políticos escolher qual o melhor caminho para a região e identificar os requisitos para tornar este caminho numa realidade.

Explicou que nos estudos realizados analisou-se as três fontes de fornecimento de energia para o Cuando Cubango, nomeadamente térmica, solar e hídrica, esta última teve uma análise ambiental multicritério dos vários empreendimentos hidroeléctricos inventariados, por forma a avaliar não só o seu potencial, mas também o seu impacto ambiental e social directo e jusante na Bacia do Okavango.

Salientou que para além das subestações de Menongue e Cuchi já previstas no Plano de Acção 18/22, o Plano Director de Desenvolvimento do Sector Eléctrico prevê que sejam adicionadas mais duas subestações até 2035 no Cuito Cuanavale e Mavinga que serão ligadas por uma linha eléctrica de 220 KV.

"A província do Cuando Cubango ainda se caracteriza como uma das regiões do país com menor taxa de electrificação, onde a maior parte das sedes municipais, comunidades rurais e aglomerados populacionais ainda não têm acesso a qualquer tipo de serviço eléctrico”, disse.

Acrescentou que estes locais podem ser alcançados pela rede nacional ou por soluções descentralizadas de pequena ou grande escala, consoante as necessidades.

O certame que contou com a presença dos administradores adjuntos para o sector técnico e infra-estruturas de todos municípios da província, responsáveis das empresas ENDE e PRODEL na região e distintos convidados, teve como objectivo dar a conhecer os resultados e recomendações dos estudos feitos, receber subsídios e orientação sobre os passos a seguir para garantir que haja adopção efectiva dos procedimentos de avaliação.

Rico em recursos

O vice-governador do Cuando Cubango para o sector técnico e infra-estruturas, João Bonifácio Cassanga disse que a província é rica em recursos hídricos.

João Bonifácio Cassanga disse que as águas dos rios do Cuando Cubango, se forem devidamente aproveitadas, serão essenciais na geração de energia através da construção de usinas hidroelétricas em determinados pontos do seu curso.

"A energia eléctrica é um dos maiores impulsionadores do crescimento e desenvolvimento da sociedade moderna, visto que ela hoje faz parte de quase todas as actividades realizadas pelas populações no seu dia-a-dia”, disse. para acrescentar que o Cuando Cubango a par de outras províncias do país, apresenta uma menor taxa de electrificação, realidade esta que é constatada na maior parte dos municípios.

Fez saber que o estudo Cuando Cubango energia 2040 é a grande oportunidade para a electrificação da província através da utilização de fonte de energias renováveis de impacto mais reduzido, em harmonia com o ecossistema da bacia hidrográfica do rio Cubango-Okavango.

João Bonifácio Cassanga disse que a energia eléctrica representa um factor preponderante para o desenvolvimento das populações da província, uma vez que para além de iluminar, permite o aumento do nível de produção daqueles que são os consumidores finais deste importante serviço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade