Economia

Mina de Kitota prepara arranque em força

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, visita, na próxima semana, o projecto mineiro de Kitota, localizado em Malanje, mas que abrange também a província do Cuanza-Norte, onde deve constatar os preparativos para o arranque da fase de exploração de manganês.

01/04/2021  Última atualização 11H31
Fase de exploração de manganês © Fotografia por: DR
Propriedade da empresa MN Kitota - Exploração Mineira e Comércio Lda, o empreendimento está licenciado desde Agosto do ano passado, numa área de concessão de 576 quilómetros quadrados.
Na última sexta-feira, em Luanda, o ministro Diamantino Azevedo anunciou, na abertura do Fórum sobre as oportunidades de negócios em Angola no domínio dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, destinado aos chefes de missões diplomáticas no país, o arranque para breve da exploração de manganês.

"Em Abril, vamos inaugurar a primeira mina de Manganês em Kitota, Malanje”, disse o governante, que avançou existirem outros projectos de prospecção como Terras Raras, Nióbio, Ouro e Ferro.
A ocasião serviu para os diplomatas tomarem boa nota das oportunidades de investimentos para as empresas dos respectivos países. Na oportunidade, foi relembrado o uso estratégico do manganês, essencial na fabricação de aços especiais, uma vez melhorar as propriedades, resistência, rigidez e anti-desgaste.


Relatório das áreas

O Fórum serviu também para a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG)  apresentar as potencialidades nas licitações de blocos, construção de infra-estruturas de suporte à actividade de óleo e gás e sobre a alteração dos modelos no sector petrolífero angolano.
Já a Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) mostrou o Concurso Público de Adjudicação directa (artigos 97°, 100° e 101°, ambos do Código Mineiro).

Quanto à Empresa Nacional de Diamantes (ENDI-AMA), indicou no evento os projectos Luaxe, Luminas, Sangamina, Luembe, Lu-minga e Luachimba, nas províncias das Lundas Norte e Sul, que carecem de financiamento e investimentos, além das concessões mineiras disponíveis, nomeadamente Caluezo, e Capeia, na Lunda-Sul, Mumbue e Quiçamba, no Bié. Huambo e Cuanza-Sul também registam actividades.

Por sua vez, a petrolífera Sonangol aproveitou o certame para fazer menção aos investimentos em Blocos Operados e Não Operados, Principais Projectos de Refinação, Gás e Energias Renováveis, sem deixar de parte os da Distribuição e Comercialização.
Quem também fez um relatório das actividades foi a Sociedade de Diamantes (SODIAM). Segundo manifestaram os seus gestores, a empresa está a espera de investimentos no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo e na Bolsa de Diamantes, localizadas na província da Lunda-Sul.

O Instituto Geológico (IGEO) abordou sobre o inventário de ocorrências minerais por tipo de recurso mineral, a localização das ocorrências minerais as infra-estruturas de apoio a actividade geológica e mineira.
"Informem aos empresários de vossos países para que venham investir nos vários segmentos das indústrias mineira, petrolífera e energética”, manifestou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia