O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) familiarizaram-se, segunda-feira, em Luanda, com a trajectória da vida e obra do Fundador da Nação angolana, Dr. António Agostinho Neto, pela voz autorizada do político e nacionalista Roberto de Almeida que partilhou, na primeira pessoa, alguns dos momentos passados com o Herói, para quem Neto foi um homem de grande personalidade, cujos feitos ficarão para a eternidade.
Roberto de Almeida, que estava acompanhado do nacionalista e deputado Julião Mateus Paulo "Dino Matross", disse que Agostinho Neto desempenhou um papel fundamental na libertação não só de Angola mas também da África Austral. enfatizou que, se se olhar para a mensagem política passada través da poesia, apercebe-se de como está virado para encontrar uma solução que servisse a todos.
"A África é um corpo inerte, onde cada abutre vem debicar o seu pedaço", exaltou o político, tendo feito saber que este verso enuncia o princípio de um combate pela libertação. Durante a palestra, com o tema "A dimensão do Dr. António Agostinho Neto na libertação de África", realizada no Memorial "Agostinho Neto", no quadro das comemorações do seu centenário, Roberto de Almeida detalhou a sua trajectória como estudante, político, poeta e médico.
O político e nacionalista do MPLA referiu, em jeito de consolidação, que a acção desenvolvida por Agostinho Neto permitiu a libertação de alguns países africanos do jugo colonial, tendo contribuído para o fim do Apartheid na África do Sul. "Não devemos nos esquecer que os avanços que tivemos para a aprovação pela ONU da resolução 435/78 para a Independência da Namíbia, começou com uma acção de Agostinho Neto, quando convidou o então Secretário-Geral da ONU a visitar Angola, a quem propôs a criação de uma "zona militarizada" na fronteira entre os dois países, portanto, entre Angola e Namíbia", revelou Roberto de Almeida. Neto, disse, pugnou sempre pela integridade do território nacional, pela unidade do povo e pela Independência.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.