O agravamento da poluição do ar externo e o envenenamento por chumbo tóxico mantiveram as mortes globais por contaminação ambiental, em cerca de 9 milhões de pessoas por ano, desde 2015, o que contraria o progresso de combate à poluição em muitos países.
Os militares que iniciaram no domingo um golpe de Estado no Burkina Faso confirmaram esta segunda-feira, numa declaração na televisão estatal, que tomaram o poder e anunciaram a dissolução do Governo e do parlamento.
Na aparição televisiva, em que surgiram mais de uma dúzia de militares, um porta-voz, o capitão Sidsoré Kader Ouédraogo, leu dois comunicados, dando conta que os militares puseram fim ao poder do Presidente burquinabê, Roch Kaboré, que governava este país da África ocidental desde 20215.
Na mensagem, o chamado Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração anunciou que iria trabalhar para estabelecer um calendário "aceitável para todos” para a realização de novas eleições, sem adiantar mais pormenores.
As organizações internacionais, nomeadamente a União Europeia, União Africana e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como os EUA, já sublinharam a sua preocupação com os acontecimentos no Burkina Faso e responsabilizaram as forças armadas pela integridade física do Presidente Kaboré.
O Presidente Kaboré, no poder desde 2015 e reeleito em 2020 com a promessa de lutar contra os terroristas, tem vindo a ser cada vez mais contestado por uma população atormentada pela violência de vários grupos extremistas islâmicos e pela incapacidade das forças armadas do país responderem ao problema da insegurança.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Rússia decidiu, esta quarta-feira, expulsar 27 funcionários da Embaixada de Espanha em Moscovo. Sublinhe-se que, também hoje, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo tomou decisão semelhante em relação a funcionários diplomáticos de França e Itália.
A insegurança alimentar na Guiné-Bissau piorou nos últimos seis meses devido ao aumento dos preços dos produtos alimentares na sequência da guerra da Ucrânia e às consequências da covid-19, referiu quarta-feira (18) o Programa Alimentar Mundial (PAM).
Um tribunal nigeriano rejeitou esta quarta-feira (18) o pedido de libertação sob caução apresentado pelo líder do grupo separatista Povo Indígena de Biafra, no reinício dos processos judiciais contra Nnamdi Kanu, segundo a imprensa nacional.
A campanha cívica eleitoral nos órgãos de comunicação social vai iniciar na primeira semana de Junho, anunciou, quarta-feira(18), em Luanda, o comissário e porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), durante a Conferência Nacional dos Media para as Eleições de 2022.
A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal no município da Caála, província do Humabo, detiveram quatro cidadãos nacionais, estudantes do Instituto Superior Politécnico da Caála (ISPC), com idades compreendidas entre os 27 e 28 anos, implicados em falsificação de talões de pagamento de propinas.
As operações de engenharia, aquisições e construção (EPC, sigla em inglês) da Refinaria do Lobito arrancam depois de uma reunião realizada, segunda e terça-feira, naquela cidade, entre a Sonangol e parceiros nessa empreitada, de acordo com informações obtidas da petrolífera nacional.
A segunda edição do Festival Internacional de Teatro abre as portas ao público dia 25 deste mês e decorre até 26 de Junho, no Elinga Teatro, em Luanda, numa promoção do grupo de teatro Etu-Ngo e a Casa Rebita.
O Centro Materno Infantil de Cacuaco, paralisado, há oito anos, devido ao acentuado estado de degradação, foi reaberto ontem, totalmente modernizado. A governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, esteve no acto de apresentação da infra-estrutura.