O Presidente brasileiro, Lula da Silva, foi submetido sexta-feira uma cirurgia bem-sucedida num hospital particular de Brasília para implantar uma prótese de quadril e corrigir problemas na cabeça do fémur causados por osteoartrite que lhe causavam dores permanentes.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exonerou hoje o Chefe do Estado-Maior do Exército, Lassana Massaly, e nomeou para o cargo Horta Inta-a, escolhido há menos de um mês para Chefe Maior particular, segundo decretos presidenciais.
Milhares de zulus reuniram-se, sábado, na África do Sul, para o funeral de Mangosuthu Buthelezi, figura influente e temida naquele grupo étnico, cujo caixão entrou num estádio coberto de pele de animal e conduzido por guerreiros em trajes tradicionais.
O fundador do partido nacionalista sul-africano Inkatha e membro da família real da tribo Zulu morreu no passado fim-de-semana, aos 95 anos, em casa, na província de KwaZulu-Natal, no Sudeste do país.
Ontem, em Ulundi, um dos locais de nascimento da maior tribo, em termos de população, da África Austral (11 milhões), os seus restos mortais foram colocados no centro do estádio lotado, onde as cerimónias do funeral de Estado começou ao meio-dia.
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, fez o elogio fúnebre. O seu antecessor, Jacob Zuma (2009-2018), líderes partidários e altos funcionários também marcaram presença.
Durante toda a manhã, regimentos da brigada feminina do Partido da Liberdade Inkatha (IFP) marcharam, cantando: "Ele conduziu-nos até aqui”. Vestindo peles de leopardo, filas de guerreiros "amabutho”, tradicionalmente dedicados à protecção da família real, brandiram lanças e escudos, numa imitação da guerra.
De acordo com a Lusa, por todo o país, as bandeiras foram colocadas a meia haste, e desde há vários dias filas de pessoas desfilam em volta da casa de Mangosuthu Buthelezi em orações públicas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O Ministério do Desenvolvimento da Alemanha prometeu, esta sexta-feira, doar cerca de 85,9 milhões de dólares em apoio à Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO) para a consolidação da paz e o desenvolvimento económico, avançou, hoje, a Reuters.
O Supremo Tribunal Federal do Burundi iniciou, quinta-feira, o julgamento do antigo primeiro-ministro, Alain-Guillaume Bunyoni, acusado de minar a segurança nacional e insultar o presidente, informou o Africanews.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.