Sociedade

Milhares de residências estão a ser pulverizadas

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

Mais de 42 mil residências na cidade de Menongue e bairros periféricos começaram, na semana finda, a ser pulverizadas com insecticida de longa duração, visando o combate do mosquito causador da malária.

17/02/2021  Última atualização 18H30
Campanha de pulverização começou na semana finda © Fotografia por: Carlos Paulino | Edições Novembro
Para o êxito da campanha de pulverização intra-domiciliar, que terá a duração de um mês, foram mobilizados 680 técnicos, entre pulverizadores, supervisores, registadores, mobilizadores e logísticos.
Segundo o director municipal da Saúde, João Chihinga, a campanha permitiu já a pulverização de 9.601 residências nas comunas da Jamba Cueio, Caiundo e Missombo, no município de Menongue, província do Cuando Cubango.

João Chihinga exortou à população no sentido de aderir em massa à campanha, que vai consistir na aplicação de insecticida nas paredes das residências, para aniquilar o mosquito causador da malária.
"É necessário recebermos bem as equipas de pulverização, com vista a ajudar os esforços do Executivo angolano que  visam o controlo e a erradicação da malária no país”, defendeu.

João Chihinga referiu que apesar de a campanha estar a decorrer na época chuvosa, que acarreta enormes desafios e dificuldades, com determinação e comprometimento de todos é possível transformar os obstáculos em oportunidades, porque é justamente nesse tempo que o pico da malária é mais alto.

O director municipal da Saúde agradeceu a Organização Não Governamental (ONG) The Mentor Iniciative, parceiro número um que está a financiar esta campanha de pulverização e que também tem estado a ajudar em outros projectos que visam melhorar a assistência médica e medicamentosa.

Segundo o administrador Manuel Augusto Ndala, a Administração Municipal de Menongue tem vindo a realizar campanhas de sensibilização para motivar a população a enterrar ou queimar o lixo, capinar à volta das casas, tapar os charcos e eliminar as águas estagnadas nos quintais e nas ruas.

O Jornal de Angola apurou que a campanha de pulverização intra-domiciliar já decorreu nos municípios do Rivungo, Calai, Dirico e Cuangar, localidades fronteiriças com a República da Namíbia e Zâmbia, que, com Angola, África do Sul, Botswana, Moçambique, Suazilândia e Zimbabwe integram o projecto Eliminação 8 (E8), que visa a erradicação da malária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade